Facebook lança opção para gerenciar dados coletados

Os usuários poderão desativar o uso de dados coletados

Foto: Shutterstock
https://pcworld.com.br/facebook-lanca-opcao-para-gerenciar-dados-coletados/
Clique para copiar

Há cerca de dois anos, o Facebook anunciou um recurso que ofereceria aos consumidores a possibilidade de desativar o histórico das contas. Agora, os usuários finalmente podem gerenciar seus dados e, assim, não permitir que a empresa os utilize para personalizar propagandas.

Nesta terça-feira (28) é comemorado o Dia da Privacidade de Dados e, talvez por isso, a companhia escolheu justamente a data para anunciar a nova ferramenta.

A polêmica sobre o uso de dados começou após a revelação de que a rede social registra as atividades das pessoas mesmo quando o app não está em uso. Outro caso que criou descontentamento foi com a descoberta da empresa de consultoria Cambridge Analytica, responsável por usar dados de 87 milhões de usuários para realizar campanhas políticas.

É fácil encontrar a nova opção: acesse as configurações do Facebook, procure por “Suas informações no Facebook” e clique em “Atividade fora do Facebook”. Lá você poderá gerenciar sua atividade fora da rede social e desconectar o seu histórico.

“Um dos nossos principais objetivos para a próxima década é criar proteções de privacidade muito mais fortes para todos no Facebook. Sabemos que temos muito trabalho a fazer aqui, e é por isso que essa é uma prioridade para nossas equipes e para mim, pessoalmente”, revelou Mark Zuckerberg em publicação no blog oficial.

A quantidade de propagandas exibidas para o usuário não vai mudar, contudo, elas serão menos personalizadas. E, é bom deixar claro que os dados serão apenas desconectados, ou seja, não serão apagados do servidor da rede social.

Fonte: Mashable

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site