Home > Notícias

Facebook lança recurso para competir com sites de compras coletivas

Deals, serviço que só oferecia descontos a usuários que fizessem check-in no estabelecimento, passará também a vender cupons com ofertas.

PC World/ EUA

15/03/2011 às 17h03

Foto:

O Facebook está expandindo seu recurso Deals (negócios) – que oferece ao usuário descontos em restaurantes, museus e lojas – a fim de competir com os portais de compras coletivas, como Groupon e Living Social.

O serviço estreará em cinco cidades americanas: Atlanta, Austin, Dallas, San Diego e San Francisco.

“Testaremos um novo recurso no Deals, em que os usuários compram ofertas e as compartilham com seus amigos. Os estabelecimentos locais, em breve, poderão se inscrever e, nas próximas semanas, os internautas já poderão aproveitar os descontos”, afirmou o Facebook, em comunicado oficial.

Quando lançado, em novembro, o Deals não oferecia a opção de compra de cupons. Em vez disso, funcionava junto ao Facebook Places, de modo que, quando o usuário entrasse em um estabelecimento credenciado, poderia fazer o check-in com o smartphone e ganhar algum tipo de benefício – como um desconto ou um brinde. Não ficou claro, no entanto, se o serviço funcionará da mesma maneira que os outros sites do gênero, ou seja, a oferta só passará a valer depois que um determinado número de usuários a compre.

Recurso social
Os representantes do Facebook afirmaram que o foco será em negócios que possam ser feitos junto a conhecidos. “Você não se reúne com os amigos para ir depilar as pernas”, disse Emily White, diretora da empresa para operações locais. “Você vai a um restaurante, a um concerto, a um parque. Essas são as atividades que queremos incentivar”.

O negócio de compras coletivas está em alta no mundo da tecnologia. A Google, em dezembro, falhou em comprar o Groupon, mesmo tendo oferecido cerca de seis bilhões de dólares – especula-se que a gigante esteja preparando seu próprio serviço agora. Já a Amazon investiu, no fim do ano passado, 175 milhões de dólares no LivingSocial.

O Foursquare também expandiu sua proposta na última quarta-feira (9/03), dando aos comerciantes novas opções de negócios, como ofertas para quando três amigos vão à mesma loja ou descontos a partir de determinada hora do dia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail