Home > Notícias

Facebook muda visualização de notícias e divide usuários

Rede social reorganizou a forma de exibição de notícias e atualizações; mais mudanças poderão ser anunciadas em conferência amanhã (22/9), nos EUA

Lucas Agrela, do IDG Now!

21/09/2011 às 10h52

Foto:

Na semana em que o Google+ foi aberto a todos os internautas, mais uma vez o Facebook anunciou mudanças. Agora, quando o usuário acessa o site, as principais notícias e as mais recentes são exibidas na mesma página.

Se o internauta ficar longe da rede social durante uma semana, por exemplo, as principais notícias daquele período serão exibidas com destaque, acima das mais recentes e marcadas no canto superior esquerdo. Caso o usuário acesse o site várias vezes por dia, as publicações irão aparecer em ordem cronológica. Além disso, as fotos publicadas vão aparecer em um tamanho maior no feed de notícias dos internautas.

O Facebook anunciou em um vídeo publicado no blog oficial da empresa que em breve uma barra lateral vai exibir as atividades dos seus amigos. Dessa forma, mesmo fora da página inicial, você poderá visualizar o que seus amigos estão fazendo na rede.

Mais mudanças podem ser anunciadas ainda nesta semana, já que amanhã (22/9) ocorrerá a conferência F8 - Facebook Developer Conference, em São Francisco (EUA).

Mudanças polêmicas
De acordo com a página de ajuda do Facebook, alguns usuários estão insatisfeitos com as mudanças no site. “A minha página de noticias inicial mudou e estou odiando o modo como ficou. Tem de haver uma opção pra voltar pro antigo formato”, escreveu a usuária do site Monara Jardim.  “Minha página inicial está horrível. Vontade até de excluir minha conta! Quero de volta ao que era antes...Cadê o tópico ‘Mais recentes’?”, publicou na página de ajuda do Facebook a internauta Jordana Borba.

Ao perguntar se as mudanças do Facebook estavam incomodando os usuários, a página da PCWorld norte-americana na rede social recebeu mais de 200 comentários, a maioria criticando o novo layout e pedindo o antigo formato de volta.

No Brasil, os usuários ainda estão enfrentando alguns bugs como a demora de até cinco minutos na visualização de comentários recentes em suas publicações, e, em alguns casos, o desaparecimento de seus comentários.

Na semana passada, o Facebook criou o botão “Assinar”, que permite que os usuários escolham de quais amigos ou perfis públicos querem visualizar notificações na página inicial, e o site também anunciou mudanças nas listas de amigos criadas automaticamente (por meio de sugestões de amigos para cada uma), em que você podem visualizar “somente as atualizações importantes e permite que você compartilhe mensagens apenas com esses amigos, o que se assemelha bastante com o recurso Círculos do Google+.

No começo deste semana, o Facebook também ampliou a integração com o Twitter, permitindo que os usuários do site repliquem publicações no microblogue, recurso que era restrito a empresas e personalidades públicas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail