Home > Notícias

Facebook passa a recompensar usuários que clicam em anúncios

Quem assistir às propagandas receberá créditos que poderão ser trocados por ofertas do Deals, serviço de compras coletivas do portal.

Redação do IDG Now!

06/05/2011 às 19h22

Foto:

Desde a última quinta-feira (6/05) o Facebook vem oferecendo incentivos para que os usuários assistam alguns dos anúncios veiculados na rede social. Embora não remunere em dinheiro, o site se propõe a dar créditos aos que visualizarem as propagandas.

Os créditos poderão ser usados em outro serviço do portal, o Facebook Deals. Este funciona à semelhança dos já conhecidos serviços de compras coletivas – como o Groupon ou o Peixe Urbano – com a diferença de que internauta pode fazer sua compra a partir da própria rede social. Também poderão ser utilizados na aquisição de itens virtuais, oferecidos por aplicativos de terceiros.

Em média, a cada anúncio selecionado o usuário receberá o equivalente a 10 centavos de dólar. A princípio, as peças aparecerão em meio aos games sociais da Zynga – conhecida pelo FarmVille e Mafia Wars – da Digital Chocolate e da CrowdStar. A intenção, no entanto, é expandir sua abrangência, sem, no entanto, deixar a criatividade de lado – elas não serão iguais as exibidas na televisão, mas interativas e, supostamente, divertidas.

A iniciativa surge depois da constatação de que os anúncios – usualmente exibidos na extremidade direita da página – estavam recebendo cada vez menos cliques dos usuários. A queda do índice foi notória entre 2009 e 2010 e, desde então, a empresa de Mark Zuckerberg vem criando alternativas para reverter o quadro.

Por mais que os Facebook Credits estejam disponíveis para brasileiros, o mesmo não ocorre com o Deals – que, por enquanto, só dispõe de ofertas para poucas cidades norte americanas. Portanto, mesmo que algum internauta do País receba a compensação por assistir à propaganda, só poderá usá-la na compra de artigos virtuais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail