Home > Notícias

Facebook pretende negociar liberação do Friend Connect com o Google

Mark Zuckerberg quer resolver com o buscador problemas em ferramenta de integração de redes sociais bloqueada pelo Facebook.

IDG News Service/Japão

19/05/2008 às 9h21

Foto:

O Chief Executive Officer (CEO) da rede social Facebook, Mark Zuckerberg, declarou nesta segunda-feira (19/05), que quer conversar com o Google e resolver os problemas de privacidade que levaram o Facebook a bloquear a ferramenta Friend Connect, na semana passada.

"Queremos falar com o Google sobre isso e ver se há uma forma de fazer com que funcione" disse Zuckerberg, em uma conferência em Tóquio. O executivo está na capital japonesa para lançar a versão local do Facebook.

O Google Friend Connect permite que criadores de web sites adicionem funcionalidades de redes sociais a seus sites. Desta forma, usuários que visitam suas páginas podem interagir com novos internautas ou contatos já existentes em redes sociais como Facebook, Orkut e Plaxo.

A possibilidade de redistribuir dados de internautas a sites de terceiros fez com que o Facebook bloqueasse a ferramenta do Google.

"Parte do problema com o Friend Connect ocorre quando o usuário acessa um produto do Google, e o Google pode compartilhar seus dados com outra aplicação, ou parte deles, talvez nem todos, sem que o usuário saiba. E parte do que faz com que seu sistema funcione é que as pessoas sabem exatamente com quem estão compartilhando todas as suas informações", argumentou Zuckerberg.

O CEO do Facebook contradisse o diretor de Engenharia do Google, David Glazer, que afirmou, na última semana, em uma entrevista ao IDG News Service, que o Google havia conversado com o Facebook a respeito do serviço Friend Connect antes de seu lançamento.
++++
"Eles lançaram [o serviço] sem nos pedir ou conversar conosco primeiro, então não tivemos outra escolha senão seguir as regras que estabelecemos para qualquer desenvolvedor que atue em nossa plataforma", disse Zuckerberg. "Mas o Google é um grande 'player' na área e eles fazem coisas boas, então nosso objetivo é trabalhar com eles para resolver isso", ponderou.

Zuckerberg também destacou que o Facebook tem um serviço similar, chamado Facebook Connect, desde o final de 2006. "Achamos que é bom que outras pessoas estejam seguindo essa tendência agora."

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail