Home > Notícias

Facebook testa ferramenta para localizar amigos nas proximidades

Aplicativo foi projetado para conectar usuários com novos contatos sociais utilizando a geolocalização. Recurso ainda não foi oficilmente apresentado

Cameron Scott, IDG News Service

25/06/2012 às 14h51

Foto:

O Facebook tem testado um novo recurso - apenas para dispositivos móveis - chamado de Find Friends Nearby, que permite aos usuários conectarem-se com novos contatos baseados em quem está próximo fisicamente. A ferramenta permite usuários da rede localizar e "se amigar" com pessoas próximas que também estão com o website aberto em seus navegadores.  O recurso utiliza geolocalização para mostrar usuários que estão próximos a você - sejam eles conhecidos ou não.

Notícias do recurso vazaram no evento AngelHack, que aconteceu em São Francisco no último final de semana, e foram divulgadas em um post no site americano TechCrunch. Quando perguntado sobre a novidade, o Facebook se esquivou. "Isso não é um anúncio formal, é algo que alguns engenheiros estão testando. Com todos os testes, alguns produtos são lançados, outros não. Não tenho mais nada a declarar sobre isso", afirmou um porta-voz da rede social, por e-mail.

Foi reportado que a ferramenta estava liberada para alguns usuários na seção Apps no menu principal do celular e via browser, pelo fb.com/ffn. Na segunda-feira à tarde, no entanto, parece que o Facebook desabilitou a ferramenta.

ffn_435

Find Friends Nearby conecta usuários da rede via GPS

Se duas pessoas se encontrarem em um evento e quiserem compartilhar informações, utilizando o Find Friends Nearby é eliminada a possibilidade de cada um ter que escrever o nome do outro para se encontrarem na rede - o que pode ser um trabalho árduo, principalmente para nomes comuns.

Ainda assim, o recurso de localização realiza um marco no mundo das redes sociais. "Esse é o Facebook capitalizando a popularidade em aplicativos como Sonar, Highlight e outros que fornecem um serviço de descoberta similar para atrair algum valor a partir desses serviços de localização", diz a analista da Altimeter Group, Chris Silva, por e-mail.

Mas esse passo não traz uma preocupação imediata para indústrias do ramo de que o Facebook irá quebrar os apps existentes. "Trazendo mais atenção aos serviços desse tipo, e tecnologia, é algo ótimo", afirma o CEO da empresa Banjo, Damien Patton, por e-mail. Mas ele sugere que o Facebook terá muito trabalho a fazer. "Assim como com o celular, o Facebook vai ver nesse serviço de localização a necessidade de se tornar uma competência central do seu negócio", completa.

Annette Zimmermann, analista da Gartner, disse também que o Find Friends Nearby não será o bastante para estabilizar o Facebook como jogador ativo no mundo da localização social. "O fato de o Facebook estar se movimentando em direção ao serviço de localização é natural e inevitável, mas eles terão de ser mais sérios se quiserem pegar o serviço e fazer dele um sucesso", disse Zimmermann.

Fora isso, o serviço de localização também poderá trazer alguns riscos à privacidade dos usuários. Eles deverão se lembrar que, uma vez aberta a ferramenta, "estranhos que poderão estar utilizando a página próximos a você, também poderão te achar", disse Zimmermann. Alguns usuários irão levar esse ponto em consideração, outros não.

Mas a analista Silva foi ainda mais longe. "Eu ainda tenho que ver um caso de uso muito forte da ferramenta, para que os usuários participem dessa descoberta aleatória e expor-se, via definições de privacidade, para o grande desconhecido de outros usuários, simplesmente para crescer seu gráfico social", disse Silva.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail