Home > Notícias

Facebook vai mudar controles de privacidade, afirma Zuckerberg

Em conferência de imprensa, o CEO da companhia anunciou mudanças para facilitar o controle dos usuários sobre compartilhamento de dados.

Renato Rodrigues, IDG Now!

26/05/2010 às 15h25

Foto:

O Facebook anunciou na tarde desta quarta-feira (26/5) novas configurações de privacidade. As mudanças chegam após semanas de críticas sobre a rede social a respeito do compartilhamento de informações dos usuários com anunciantes e controles de privacidade confusos.

Em conferência de imprensa, o CEO da companhia, Mark Zuckerberg, disse que a simplicidade era o foco principal do site quando ele começou, há mais de 5 anos. "Uma grande parte do desafio que tivemos é que crescemos de centenas milhares de usuários para centenas de milhões", disse. "Foi uma enorme mudança e nem sempre tem sido fácil", acrescentou.

"Precisamos simplificar os controles" e tornar mais fácil o que está acontecendo no site, disse. A estratégia original de ofercer controles específicos sobre cada informação não deu certo, admitiu. "Aprendemos com o tempo que privacidade é o ponto mais sensível".

Outro ponto abordado foi a gratuidade do serviço. "O Facebook sempre será gratuito para todos", afirmou.

Eis um resumo das principais mudanças:

1. A seção "Links e Interesses" no perfil do usuário será trocada por "Páginas de comunidade". Isso dará aos usuários, disse Zuckerberg, "uma experiência mais rica".

2. Haverá um controle simples para mudar as configurações de todo o conteúdo do usuário e sua visibilidade para todos na rede social (somente amigos, amigos dos amigos, todo mundo). Esta opção irá valer para tudo o que o usuário já publicou ou venha a publicar no Facebook.

3. O controle de compartilhamento poderá ajustar a privacidade para cada informação no site com um ou dois cliques. Mas serão mantidos os ajustes específicos para quem deseja controle detalhado.

4. O usuário não precisará disponibilizar tantas informações públicas. "Fizemos isso baseados no feedback das pessoas".

5. O Facebook irá diferenciar entre um diretório de "informações básicas" e outras no perfil do usuário. Zuckerberg disse que o primeiro será público, para facilitar a localização dos assinantes. "Permitir que as pessoas achem você é um modo muito diferente de uso do que o compatilhamento de seus dados", disse.

6. O Facebook irá adicionar uma caixa simples  (check box) para evitar que as informações do usuário sejam acessadas por sites externos. "O efeito disso é que todas as aplicações terão acesso restrito ao seus dados pessoais", afirmou o CEO.

As mudanças estarão disponíveis nas próximas semanas, e os usuários receberão avisos em suas páginas.

Aberto por princípio

Questionado sobre o fato de a configuração padrão não ser a mais fechada o possível, o CEO do Facebook disse que o princípio do site sempre foi "permitir que você se conecte com novos amigos ou amigos de seus amigos". O ponto das mudanças é facilitar com quem e o que será compartilhado, afirmou.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail