Home > Dicas

FaceTime no Brasil: como funciona, causas das panes e possíveis soluções

Muitos usuários do iPhone 4 têm enfrentado problemas na ativação de videochamadas. Saiba porque isso acontece, o que fazer e como usá-lo no iPod

William Marchiori, para a Macworld Brasil

23/09/2010 às 14h59

Foto:

Desde que o iPhone 4 chegou ao Brasil oficialmente, na semana passada, temos visto várias reclamações de usuários que não conseguem usar o recurso de videochamada porque ele simplesmente não ativa. Conosco não é diferente; o FaceTime do nosso iPhone 4 de testes se recusa a ativar em qualquer uma das operadoras Tim, Oi, Claro e Vivo.

Como funciona
A videochamada só precisa de Wi-Fi, certo? Então por que esses conflitos relacionados às operadoras? Porque, antes de utilizar, é preciso ativar o FaceTime. No iPhone 4, a ativação é feita por meio de um envio de mensagem SMS para os servidores da Apple. 

Isso vale para os aparelhos em todo o mundo, mas a Apple não tem servidores em todo o mundo. Portanto, para vários países, incluindo o Brasil, a mensagem acaba contando como um SMS internacional.

facetime_cobranca.jpg

Conexão: FaceTime envia mensagem para ativar o serviço

Esperando a conexão...
Ao ativar o FaceTime, essa mensagem é exibida por alguns minutos, depois o recurso é ativado e as videochamadas já podem ser feitas com uma rede Wi-Fi. Isso se tudo der certo...

O grande problema relatado pelos usuários e constatados por Macworld Brasil é que, no menu de ajustes, o recurso simplesmente fica esperando a ativação para sempre.

 

facetime_iphone.png

iPhone 4: em muitos casos, processo de ativação não termina

 

Esse problema acontece se a mensagem internacional não for enviada corretamente por causa de alguma falha ou bloqueio imposto pela operadora. Além disso, como a Apple citou em seu site oficial, também há problemas com números que passaram recentemente pela portabilidade (troca de operadora, com a manutenção do número).

Cobrança indevida
Um problema adicional é a cobrança do SMS internacional enviado para os servidores da Apple. Imagine se você está tendo problemas para ativar e tenta várias vezes: várias mensagens são enviadas. E quem paga pela falha?

A partir do iOS 4.1, uma mensagem é exibida dizendo que as operadoras podem cobrar pela mensagem. Questionadas sobre a cobrança desta mensagem, as operadoras TIM, Claro e Vivo afirmaram que não cobrarão (e se cobrarem por engano, vão restituir o usuário), enquanto que a Oi ainda não se pronunciou.

E o iPod touch de quarta geração?
Felizmente, os iPods não sofrem desse problema, já que não usam telefonia para ativar ou fazer as videochamadas. Neste caso, é tudo feito via web: o usuário abre o aplicativo FaceTime, registra sua conta da Apple e adiciona e-mails que serão utilizados como endereços para realizar videochamadas.

facetime_ipod.png

FaceTime no novo iPod: livre do SMS

 

O meu iPhone 4 não está ativando. O que fazer?
Há uma série de "gambiarras" e pequenos ajustes espalhados por blogs e fóruns que prometem resolver esse problema, mas a maioria dos usuários sempre diz que continua não conseguindo ativar o FaceTime (mesmo as dicas oferecidas pela Apple em seu site são contestadas por muitos usuários).

Ainda não há uma solução definitiva para esse problema. O melhor a fazer é atualizar seu iPhone para o iOS 4.1 seguir as instruções listadas no site da Apple. Se isso não der certo, vale tentar um contato com a operadora para ver se não há algum problema no envio do SMS internacional.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail