Home > Dicas

Facilite o compartilhamento via Dropbox de documentos entre o PC e iPad

Por incrível que pareça, abandonar o iWork e buscar um pacote office com melhor integração com o popular serviço de armazenamento online é a melhor solução. Entenda o motivo.

Lincoln Spector, PCWorld EUA

17/09/2012 às 19h35

Foto:

O leitor Richard Wiringa me procurou recentemente com problemas ao compartilhar planilhas entre um PC com Windows e um iPad. “Não uso o iCloud, uso o Dropbox”, disse ele, que reclama de uma integração incompleta e complexa com o popular serviço de armazenamento online. Eu também uso o Dropbox, e sei pelo que ele passou.

O problema é que Richard usa a Numbers, planilha da Apple para o iOS. Nenhum dos apps que fazem parte do pacote iWork (Numbers, Pages, Keynote) se entendem bem com o Dropbox, e pelo que posso dizer isso é proposital.

Em um PC com Windows o Dropbox se integra com o sistema de gerenciamento de arquivos do sistema operacional, o que o torna compatível com qualquer programa. Mas o iOS, sistema operacional do iPad, não tem um sistema de gerenciamento de arquivos convencional ou mesmo acessível pelo usuário. Cada app gerencia seus próprios arquivos, e só eles, e também decide com quais outros apps eles poderão ser compartilhados, e como.

numbers_dropbox-360px.jpg
iWork recebe (em cima) arquivos do Dropbox, mas não os devolve (embaixo). Daí o problema

Os apps do iWork aceitam arquivos enviados do Dropbox, mas não conseguem enviá-los de volta. Ou seja, você pode enviar uma planilha do Excel (arquivo .xls ou .xlsx) do app do Dropbox para a planilha da Apple clicando no ícone Compartilhar e selecionando o Numbers. Mas quando você termina de editar a planilha no Numbers e clica no ícone Compartilhar, o Dropbox não é uma opção. O melhor que dá pra fazer é enviar o arquivo por e-mail para si mesmo.

E mesmo assim você terá problemas. Os aplicativos do iWork podem ler arquivos tanto no velho (.doc, .xls, .ppt) quanto no novo (.docx, .xlsx, .pptx) formato do Office, mas só podem gravar no velho formato. Ou seja, sua planilha no formato .xslx vai voltar como .xls.

Sua melhor solução é abandonar os aplicativos do iWork e adotar um concorrente, como o Office2 HD. Ele não só suporta o Dropbox, como a integração é nativa: você nem precisa do App instalado. Você pode abrir um arquivo diretamente do Dropbox, e quando salvá-lo ele será automaticamente enviado de volta.

Além de cômodo, o Office2 HD é uma solução barata: o pacote completo, incluindo processador de textos, planilha e editor de apresentações, custa cerca de R$ 18. Não é o único pacote Office para o iPad que conversa bem com o Dropbox, mas é o mais em conta e meu favorito.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail