Home > Dicas

Fala comigo, Mac! Saiba acionar a voz de leitura no OS X

Ferramenta para pronúncia em voz alta de textos pode soar de muitas outras maneiras - até mesmo parecido com a do recurso Siri, do iPhone 4S

Macworld/EUA

13/01/2012 às 17h55

Foto:

Graças ao Siri no iPhone 4S, as pessoas estão se acostumando cada vez mais com aparelhos que “falam” - e o Mac faz isso há um bom  tempo, a partir de um recurso desenvolvido para pessoas com problemas de visão. Com a ferramenta Vocalização de Texto, por exemplo, o computador lê textos selecionados. 

A voz padrão utilizada pelo recurso na verdade possui um nome: Alex. Mesmo que o tom seja agradável, há outras opções para quem deseja variar um pouco, como Victoria, a versão feminina de Alex, ou Bruce e Katy, que são mais robóticos. O Lion e o Snow Leopard possuem um total de seis vozes disponíveis, entretanto há muitas outras para escolher. Veja como mudar e adicionar mais vozes ao sistema. 

 1. Ative a Vocalização de Texto
Para fazer com que o Mac leia os textos selecionados, vá em Preferências do Sistema e abra o item Fala. Depois disso, na aba Vocalização de Texto, habilite a caixa "Falar o texto selecionado quando a tecla for pressionada". O atalho de teclado padrão no Lion é Option+Esc, contudo você pode alterar o comando ao clicar em Alterar Tecla; no Snow Leopard, é preciso definir uma combinação. Depois disso, basta selecionar um texto e pressionar o atalho de teclado e o Mac lerá o conteúdo em voz alta. 

 2. Mude a voz
Ainda na aba Vocalização de Texto, dentro da seção Fala, nas Preferências do Sistema, clique no menu Voz do Sistema para exibir outras opções, divididas por gênero. Para ouvir como cada uma delas soa, selecione uma opção e aperte o botão Reproduzir, e regule a velocidade com um controle deslizante chamado Velocidade da Fala. Se mesmo assim você não estiver satisfeito, é possível adicionar mais opções. 

 

vozmac01.jpg

Em Personalizar, é possível baixar outras opções de vozes

 

3. Adicione novas vozes

No mesmo pop-up de Voz do Sistema, utilizado no passo anterior, vá em Personalizar (ou Mostrar Mais Vozes, se você estiver utilizando o Snow Leopard) na base do menu. No Lion, uma nova janela surge, com uma lista de itens - muitas das vozes foram feitas para línguas em particular, como alemão, japonês, árabe, coreano ou mesmo inglês sul-africano, fazendo com que a leitura do inglês fique com o sotaque desejado. Clique nas caixas das vozes desejadas e vá em OK. Depois disso, o sistema fará o download das opções, e perguntará ao usuário se ele deseja fazer a instalação das mesmas. 

No Snow Leopard, depois de selecionar Mostrar Mais Vozes, será preciso abrir o menu do Voz do Sistema novamente, contudo, é possível perceber que a lista não é tão grande quanto a do Lion. 

Para quem possui o Lion e deseja uma voz parecida com a do Siri, instale a opção Samantha, localizada na seção Inglês (Estados Unidos) Femininas - apesar de não ser exata, é muito próxima da assistente do iPhone 4S. Depois disso, basta selecionar o texto e apertar a sequência de teclas definida.

vozmac02.jpg

Editor de Texto do Mac possui ferramenta nativa para leitura em voz alta

Alguns apps, como o Editor de Texto, por exemplo, possuem uma ferramenta
padrão de leitura, permitindo que o usuário utilize o próprio comando
da aplicação (que pode ser encontrado em Editar, Fala, Começar a
Falar).

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail