Home > Dicas

Falha de plug-in trava programas no Mac OS X

Saiba como resolver um misterioso problema, relacionado a softwares complementares, que fecha aplicativos instantaneamente

Macworld/EUA

27/05/2009 às 12h59

Foto:

Com o Mac OS X 10.5 (Leopard), a Apple adicionou um útil recurso de resolução de problemas com a caixa de mensagens de “aplicativo fechado inesperadamente”. Esse tipo de mensagem aparece quando o Mac OS X detecta um erro de plug-in (programa complementar) que esteja trabalhando com alguma aplicação. A mensagem “application nome do aplicativo quit unexpectedly” pode ser comparada a uma menos conhecida: “The problem may have been caused by the nome do programa plug-in”.

No nosso caso, esta mensagem apareceu depois de uma falha no Safari 4 beta. Mas sua aparição não é limitada apenas ao navegador da Apple. Uma busca na Internet revela que a mensagem de erro pode aparecer após falhas do iTunes, Pages, Motion, Final Cut Pro  e muitas outras aplicações.

Veja as características do problema identificado na redação da Macworld: ao tentar abrir e carregar um arquivo de foto para uma página web em Flash do site www.befunky.com, uma mensagem  apareceu várias vezes, informando que “o problema poderia ter sido causado pelo Cocoa Patcher plug-in”. Veja imagem abaixo:

teladeerro

O próximo passo foi procurar por um plug-in suspeito. Infelizmente, pela pesquisa do Spotlight, não obtivemos sucesso. Mesmo depois de várias buscas, nada.

Ao carregar o Console (disponível em Aplicativos/Utilitários), fomos até os arquivos de log e verificamos os relatórios de panes. Lá foi possível notar um problema no Safari. Ao pesquisar mais por Cocoa Patcher, surgiu um problema, indicado na linha de registro ~/Library/PreferencePanes/Default Folder X.prefPane/Contents/Resources/Default Folder X.bundle/Contents/Resources/Cocoa Patcher.bundle/Contents/MacOS/Cocoa Patcher.

O motivo do Spotlight não localizar o plug-in foi o fato de o arquivo estar inserido no pacote Default Folder X  . A localização de pacotes normalmente não é incluída nas buscas do Spotlight. Como o Default Folder X modifica as opções de diálogo “Abrir” e “Salvar”, faz sentido que um erro aqui causasse outro problema, quando a tela “Abrir” aparecesse.

O próximo passo era óbvio: desativar Default Folder X (em Preferências do sistema – basta clicar na maçã, que fica no canto esquerdo superior da tela) e tentar acessar o site BeFunky novamente. Resolvido.

Entramos em contato com a St. Clair Software, empresa responsável pelo desenvolvimento do Default Folder, para possíveis explicações. A empresa não tinha conhecimento dessa falha, porém foram oferecidas várias correções e explicações. No final, nenhuma das correções foi necessária. Quando reativamos o Default Folder X, sem fazer qualquer outra mudança, tudo funcionou perfeitamente. E o problema não voltou.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail