Home > Dicas

Falha impede comunicação entre o iPhone e o iTunes; veja como resolver

Saiba como driblar os obstáculos que surgem quando o software do computador e o smartphone não chegam a um acordo

Macworld/EUA

14/12/2010 às 15h15

Foto:

Seu iPhone falha ao sincronizar com o iTunes? O player se recusa a reconhecer que o seu smartphone? Muita gente está enfrentando esse tipo de problema. Se isso estiver acontecendo, você pode se surpreender com duas soluções um tanto quanto incomuns, mas muito eficazes. 

Dispositivo iOS não é reconhecido
Depois de reiniciar o Mac, o usuário conecta o aparelho no iTunes, porém ele não é exibido na lista de dispositivos. Uma mensagem de erro pode aparecer, atestando que o iTunes não pode “reconhecer” o equipamento. 

A solução mais comum para esse problema é apagar um arquivo com  o nome com.apple.usbmuxd.plist~orig, localizado na pasta Sistema/Biblioteca/LaunchDaemons. Na maioria dos casos, esse procedimento é capaz de restaurar a comunicação ente o iTunes e o iPhone. Porém, tenha cuidado: não apague  com.apple.usbmuxd.plist, arquivo com nome similar. Caso não encontre a variante ˜orig do arquivo usbmuxd, o problema tem uma causa diferente; é hora de procurar em outros lugares. 

Em contrapartida, se mesmo após apagar o arquivo o problema persistir, um artigo de suporte (http://migre.me/2W91e) na página da Apple sugere apagar certos arquivos adicionais do sistema relacionados a dispositivos móveis. Após esse procedimento, reinicie o computador e instale novamente o iTunes; a partir disso o iTunes deve pelo menos reconhecer o dispositivo iOS. 

itunesnovologojpg.jpg

Apesar de ter diso descoberta ainda no iOS 3.0, a falha continua ocorrendo na versão 4.2.1 

Erro 13019 durante a sincronização

O iTunes reconhece o iPhone, porém, mesmo assim, o usuário continuar a ter problemas na hora de sincronizar o aparelho. Há uma variedade de causas e soluções para esses obstáculos; em alguns casos, quando a sincronização falha, surge uma mensagem citando o erro 13019 – o que não diz muita coisa.

A resposta está em um artigo (http://migre.me/2W9eV) da base de dados da Apple, que diz para desmarcar a lista de Voice Memos antes da sincronização. Caso isso não funcione, verifique se há duplicatas de arquivos do Voice Memo na biblioteca do iTunes e apague-os. Não é preciso seguir este passos à risca: se o usuário não precisa dos memorandos, pode simplesmente deletar todos, tanto do smartphone quanto do iTunes. Após isso, a sincronização deve ocorrer normalmente. 

Esse problema parece ser uma falha conhecida, que foi identificada pela primeira vez no iOS 3.0 em 2009. Ela ainda não foi completamente corrigida no iOS 4.2.1.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail