Home > Notícias

Falha no Facebook permite que estranhos vejam suas fotos privadas

Publicada em fórum online, técnica possibilitaria acessar imagens particulares de usuários. Site conseguiu visualizar fotos no perfil de Mark Zuckerberg.

Redação do IDG Now!

06/12/2011 às 16h32

Foto:

Uma falha do Facebook permite acessar as fotos privadas de qualquer usuário da rede social, de acordo com informações da CNET. A brecha de segurança foi apontada por usuários do fórum do site de suplementos para exercícios e musculação (!) Body Building.

O processo é simples e foi descrito de forma detalhada no fórum pelo usuário “ThePoz”. Segundo ele, para ver as fotos privadas de alguém é preciso primeiro reportar ou bloquear a conta dessa pessoa no Facebook. Depois, o usuário tem de clicar na opção “Foto de Perfil Inapropriada” (“Inappropriate photo profile”).

Leia também: Ataque misterioso inunda Facebook com imagens pornográficas

Então, o site pede para que o usuário o ajude ao informar outras fotos adicionais para incluir no mesmo relatório. Ao clicar nessa última opção, o Facebook mostra uma página de fotos em miniatura do perfil em questão, incluindo imagens privadas.

No fórum, os usuários dão ainda algumas outras dicas para quem quiser testar o processo. Uma delas é usar um perfil falso para isso, a fim de evitar que o Facebook possa apagar sua conta depois disso. Um usuário até explica como fazer para visualizar as imagens privadas em tamanho grande em alguns navegadores (nem todos permitem isso).

De acordo com o site ZDNet, parceiro da CNET, a “técnica” funcionou algumas vezes, mas em outras não. Em uma das vezes que deu certo, o processo permitiu ao portal acessar justamente imagens privadas do cofundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg. Segundo o ZDNet, o Facebook afirmou estar investigando o problema.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail