Home > Notícias

Falso aplicativo do WhatsApp engana usuários no Facebook

O golpe parece ter como objetivo principal conseguir acesso a informações pessoais. Se você receber o convite de algum conhecido, bloqueie e denuncie como spam

Da Redação

20/08/2012 às 12h19

Foto:

Está circulando pelo Facebook um falso aplicativo de mensagens WhatsApp que, aparentemente, contém código malicioso com o objetivo principal de obter informações pessoais dos usuários.

A solicitação é enviada por alguém da sua lista, tornando o golpe "confiável", atraindo ainda mais vítimas. Vale lembrar que o WhatsApp não possui um aplicativo oficial na rede, apenas uma FanPage com informações sobre o produto.

Segundo Robin Wauters, editor do The Next Web e um dos usuários que recebeu a solicitação nada amigável, o app convida a vítima a experimentar o WhatsApp para Facebook. Depois, o golpe redireciona o usuário para uma página do aplicativo.

whatsappgolpe_435
O aplicativo solicita acesso a informações básicas do usuário

Como podemos constatar acima, a interface do convite parece autêntica, exceto pela URL esquisita
na caixa de endereços, o baixo número de usuários e o fato do nome estar grafado de forma errada - aparece Whatsapp, sem o
"A" maiúsculo.

"Será que eu deveria citar que a primeira pessoa que inicialmente me enviou a solicitação no Facebook foi alguém que trabalha para a companhia de antivírus e segurança da internet, a Kaspersky Lab? Eu deveria, porque isso é meio embaraçoso e mostra que qualquer um pode cair na armadilha", escreveu Wauters. "Se valer de algo, essa pessoa me disse que nunca chegou a aprovar nada (embora ele também não esteja 100% seguro disso)."

Se você por acaso receber esse convite, bloqueie imediatamente e denuncie como spam.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail