Home > Notícias

Falso Steve Jobs é removido da rede Ping

Apple promoveu uma "faxina" em sua nova rede social, que conseguiu um milhão de usuários em 48 horas, além de muito spam

Macworld / Reino Unido

08/09/2010 às 10h45

Foto:

Alguns dias depois de ter sido anunciado que mais de um milhão de usuários entraram no Ping (em apenas 48 horas), recém-lançada rede social para música baseada no iTunes 10, a Apple promoveu uma ação para remover os spammers, que utilizaram a ferramenta em larga escala para disseminar mensagens não solicitadas e links para programas nocivos. O Ping permite que os usuários sigam seus artistas favoritos ou mesmos seus amigos, além de permitir o compartilhamento de suas preferências musicais.

O site norte-americano Apple Insider nota que a Apple iniciou rapidamente uma limpeza dos spammers, que tinham como alvo perfis de artistas famosos, como Katy Perry, e na última segunda-feira, 6/9, removeu a maior parte das ofertas de iPhones, iPads, iPods e outros "aparelhos gratuitos" (iscas para golpes). O Apple Insider afirma que também foram deletadas as contas falsas que afirmavam ser do CEO da Apple, Steve Jobs, e do vice-presidente de design industrial da companhia, Jonathan Ive.

ping01.jpg

Alvo: nova rede social de música da Apple foi atacada por spammers logo após o lançamento

Na última semana, especialistas da empresa de segurança Sophos destacaram o problema de spam na Ping, que também afetou serviços como Facebook, Google e Twitter.

“A maior parte da indústria de segurança têm apontado a migração dos spams de uma atividade exclusiva de e-mails para comentários em blogs/fóruns, Facebook, Twitter e outras plataformas Web 2.0”, afirmou o especialista em segurança da Sophos, Chester Wisniewski, em post de blog.

“Aparentemente a Apple não levou isso em conta ao desenvolver o Ping, uma vez que o serviço não implementa nenhum filtro de spam ou URL. Não é nenhuma grande surpresa que 24 horas após seu lançamento, o Ping estivesse cheio de spams e scams (golpes virtuais)", afirma Wisniewski.

Enquanto isso, o iTunes 10 também recebeu algumas mudanças cosméticas pequenas, incluindo botões “voltar” (“back”) e “acelerar” (“forward”) para uma melhor navegação no Ping.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail