Home > Notícias

Falsos sorteios do iPhone 5 enganam mais de 200 mil no Facebook

Postagens em páginas falsas da Apple Brasil na rede social prometem distribuir smartphones de graça. Usuários podem denunciar prática.

Luiz Mazetto e William Marchiori

07/01/2013 às 11h38

iphone5_43503.jpg
Foto:

Ano Novo é sinônimo de esperanças renovadas e também de novos sorteios falsos de produtos da Apple no Facebook. Publicados na primeira semana de janeiro, dois novos sorteios falsos do iPhone 5 encontrados pela Macworld Brasil na rede social já enganaram mais de 200 mil brasileiros. O smartphone mais novo da Apple tem preços a partir de 2.400 reais por aqui (modelo desbloqueado).

Postados por duas páginas diferentes, mas com o mesmo nome “Apple Brasil”, as enganações em forma de posts trazem inclusive a mesma foto, retirada de uma reportagem do site Cult of Mac, e textos iguais até nos notáveis erros de gramática.

Veja também:

- Mais caro do mundo, iPhone 5 brasileiro custa o mesmo que TV 3D

- Galeria: os produtos mais caros da Apple no Brasil

sorteioiphone5201302

De acordo com os sorteios falsos, para concorrer aos supostos iPhones 5, os usuários da maior rede social do mundo precisam curtir e compartilhar o post, comentar a imagem dizendo qual cor do iPhone gostaria de ganhar e ainda curtir as páginas.

sorteioiphone520130

Uma das páginas promete que o resultado será publicado em 29/3 enquanto que a outra nem incluiu essa informação no post – com exceção dessa diferença, os textos são praticamente iguais.

Como dissemos no início da reportagem, essa não é a primeira vez que sorteios desse tipo aparecem no Facebook e provavelmente não será a última. Por isso, fique de olho e avise aos amigos e familiares na rede social.

Como a assessoria da Apple já afirmou anteriormente para a Macworld Brasil, a empresa não realiza nenhum tipo de sorteio de seus produtos.

Vale lembrar que é possível denunciar práticas fraudulentas desse tipo no Facebook ao simplesmente clicar na opção Denunciar Esta Foto, logo abaixo da imagem, e seguir os passos.

Atualização:

Após a grande repercussão do caso, as páginas falsas da Apple Brasil retiraram os supostos sorteios do ar no Facebook.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail