Home > Notícias

Faturamento do Facebook em 2010 deverá ser de US$ 2 bilhões

Informação divulgada pela agência Bloomberg não foi comentada pelo site; resultado é mais que o dobro do obtido em 2009.

Computerworld/EUA

17/12/2010 às 17h43

Foto:

O Facebook, que num passado recente chegou a ser criticado
por não saber como fazer dinheiro, está prestes a fechar 2010 com receitas da
ordem de 2 bilhões de dólares.

O site de notícias Bloomberg informou na quinta-feira
(16/12) que a maior rede social do mundo espera faturar o dobro do resultado de
2009, que estaria entre 700 milhões e 800 milhões.

Citando fontes anônimas, o Bloomberg também informou que os
executivos do Facebook tinham a expectativa de alcançar vendas de 1,5 bilhões
este ano, mas superaram a meta em meio bilhão.

“Não me surpreende que tenham finalmente monetizado seus
ativos”, disse Ezra Gottheil, analista da Technology Business Research. “O
resultado é uma combinação do aumento de page views, interesse do consumidor em
mídia social e uma maré alta de publicidade.”

Modelo de negócio
Não faz muito tempo o Facebook recebia várias críticas sobre
sua necessidade de desenvolver um plano de negócios sólido. Embora crescesse
rapidamente, a rede social precisava de um modelo de negócios para tirar
vantagem desse embalo. O Facebook respondeu às críticas atraindo cada vez mais
dólares de publicidade.

De acordo com o Bloomberg, o Facebook tornou-se um veículo
atraente para grandes anunciantes, como Coca-Cola, JP Morgan Chase e Adidas.

O Facebook não comentou a informação divulgada pela
Bloomberg.

Gottheil acrescentou que o Facebook tomou boas decisões de
negócio, mas ponderou que seria difícil não fazer bastante dinheiro com uma
base tão grande de consumidores. O Facebook anunciou em julho ter superado a
marca de 500 milhões de usuários.

“O Facebook certamente mostrou uma grande virada, mas não é
realmente uma surpresa”, disse Gottheil. “Para quem tem tanto tráfego, tanta
informação de consumidores e tanto estímulo entre seus usuários, os dólares
acabam aparecendo mais cedo ou mais tarde.”

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail