Home > Notícias

FBI investiga envio de notebooks a governadores dos Estados Unidos

HP recebeu ordens anônimas para envio de laptops a governos de Estados. FBI suspeita de softwares maliciosos instalados.

IDG News Service

28/08/2009 às 8h37

Foto:

A Agência Federal de Investigações dos EUA (FBI) investiga os responsáveis pela compra e pedido de entrega de notebooks a mais de dez governadores de Estados norte-americanos.

De acordo com pessoas próximas ao caso, quatro governadores receberam misteriosamente laptops HP, e outras seis ordens foram detidas pelo FBI antes da efetivação das entregas. A suspeita da agência é que os computadores contenham softwares maliciosos.

“Acreditamos que esta não seja simplesmente uma boa ação. As pessoas não enviam cinco laptops para você  sem nenhum bom motivo”, disse o chefe de tecnologia do Estado do Oeste da Virgínia, Kyle Schafer. Os computadores estão sob poder da polícia estadual, que tem trabalhado junto ao FBI nas investigações.

Apesar de não haver evidências de que os notebooks contenham softwares com códigos maliciosos, a HP confirmou na quinta-feira (27/8) que recebeu vários pedidos similares nas últimas semanas e que as compras estavam relacionadas a fraudes. “A HP está informada de que os pedidos feitos aos governos de Estado são fraudulentos e tomou as providências necessárias para cancelar as ordens de entrega. Também estamos ajudando nas investigações”, confirmou a porta-voz da fabricante, Pamela Bonney, ao IDG News Service.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail