Home > Notícias

FCC libera aplicativo para testar velocidade de Internet no iTunes

Usuários de dispositivos iOS podem agora medir o desempenho da sua rede e adicionar esses dados em um documento público

Stephen Lawson, IDG News Service

26/02/2014 às 12h44

Foto:

Os fãs dos produtos da Apple agora podem se juntar aos usuários Android no teste de velocidade de dados móveis e reportar os resultados à Comissão de Comunicações Federal dos EUA (também conhecida como FCC).

A organização passou a oferecer um aplicativo gratuito por meio da iTunes App Store para medir o desempenho móvel, anunciou o chefe da FCC, Tom Wheeler, na segunda-feira (24), durante o Mobile World Congress, em Barcelona.

O software para Android está disponível na Google Play desde novembro.

Aplicativos de teste de velocidade móvel são uma expansão do programa da FCC Measuring Broadband America, no qual a agência solicitou à consumidores que medissem e reportassem seus resultados durante as últimas semanas.

Ambos os programas coletam informação, não incluindo qualquer dado pessoal ou de identificação única, por informar ao público sobre o desempenho da sua Internet no país como um todo, disse a FCC em um comunicado à imprensa. As informações também ajudam a informar sobre a tomada de decisão da FCC sobre a política de banda larga.

Quando a agência liberou o app para Android, ela disse que a coleta de dados alimentaria mapas e outras fontes de informação para ajudar consumidores a comparar o desempenho entre operadoras móveis concorrentes.

Os usuários da Apple não têm um dos recursos que se encontra no app para o OS do Google, que permite que a ferramenta rode periodicamente em segundo plano. No iOS, os usuário têm que manualmente testar o desempenho da sua Internet.

Quando o fazem, o aplicativo coleta a localização, o horário em que os dados foram coletados, tipo de dispositivo e versão do OS, desempenho do celular e características, desempenho da banda larga, de acordo com os Termos de Serviço do documento.

O software armazena a informação no dispositivo e periodicamente faz o upload delas para os servidores da FCC sem identificadores únicos ou persistentes, dizem os Termos.

O Measuring Broadband America é uma parceria pública-privada entre a FCC e a SamKnows, uma empresa de análise e estatísticas. Até o momento, o programa liberou três relatórios sobre redes de banda larga fixas. No último, divulgado em fevereiro de 2013, dizia que provedores de serviços de Internet entregaram uma média de 97% da velocidade anunciada.

O recente regulamento da FCC de banda larga está sob votação após uma apelação do tribunal federal que decidiu por removeu o poder da Agência para regular provedores de telefonia fixa (ISPs) como prestadores de serviços de telecomunicações, bem como a proposta da Comcast de aquisição da Time Warner Cable no início deste mês.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail