Home > Notícias

FCT investigará laços entre Apple e Google

Presença de dois executivos nos conselhos de ambas as empresas será investigado para avaliar possível prejuízo à competição.

Redação do IDG Now!

05/05/2009 às 9h55

Foto:

A Federal Trade Commission (FTC), órgão responsável por defender consumidores norte-americanos, anunciou nesta terça-feira (05/05) que investigará se os laços entre os conselhos de Google e Apple atentam contra leis antitruste.

A principal preocupação da FTC está no fato de dois executivos ocuparem cadeiras em ambos os conselhos: Eric Schmidt, chief executive officer do Google, e Arthur Levinson, ex-chief executive officer da Genentech, segundo o The Wall Street Journal.

A regulamentação antitruste dos Estados Unidos proíbe que um mesmo executivo integre o conselho de empresas rivais, o que permite que órgãos federais tomem medidas como investigações.

Apple e Google são rivais em áreas como navegadores, com o Safari e o Chrome, respectivamente, e em sistemas operacionais móveis, com o Mac OS e o Android.

Detalhes sobre a investigação não foram divulgados nem pela FTC nem pelo Wall Street Journal.

Caso confirmada, a investigação será a terceira promovida pela administração pública dos Estados Unidos contra ações do Google que supostamente quebram legislações antitruste.

Em julho de 2008, o acordo que o buscador fecharia com o Yahoo foi cancelado pelas empresas após o Departamento de Justiça anunciar que investigaria se a parceria caracterizava consolidação de mercado.

O Departamento de Justiça também vem promovendo uma investigação para analisar se os acordos propostos pelo Google a autores e editoras para digitalização de livros fere a regulamentação antitruste.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail