Home > Notícias

Febre do 3D chega aos PCS

MSI e ASUS mostram desktops "all-in-one" e laptops com telas 3D

Agam Shah

01/06/2010 às 17h15

Foto:

NOVA IORQUE (01/06/2010) - A crescente onda do 3D se espalhou dos cinemas para as TVs e agora para os computadores, com fabricantes de PCs como a MSI e ASUS mostrando durante a feira Computex, em Taiwan, sistemas que podem reproduzir filme, jogos e conteúdo da internet em 3D.

Os PCs são sistemas de entretenimento doméstico e vem com telas 3D, óculos especiais e alto-falantes de alta qualidade, dizem as empresas. Alguns modelos incluem software para converter conteúdo 2D para 3D, e portas HDMI 1.4 para exibir conteúdo 3D em TVs.

Alguns poucos PCs 3D já estão disponíveis, mas a adoção tem sido lenta por causa do custo e falta de interesse. A tecnologia 3D agora está sendo integrada em laptops com telas maiores e novos formatos como os PCs "all-in-one" (que integram todos os componentes no monitor) para reacender o interesse dos consumidores.

A MSI mostrou o Wind Top AE2420 3D, um PC 3D all-in-one que vem com uma tela multitoque de 24 polegadas, segundo a empresa. Inclui óculos 3D desenvolvidos pela companha, e software que pode converter conteúdo 2D - incluindo filmes em DVD e fotos - para 3D. O Wind Top usa os mais recentes processadores da família Intel Core e processadores de vídeo (GPUs) ATI Mobility Radeon da AMD, de acordo com a MSI. A data de chegada ao mercado e preço do computador não foram informados.

A ASUS mostrou o EeeTop PC ET 24", outro desktop 3D all-in-one projetado para substituir sistemas de home theater. O micro será equipado com interfaces USB 3.0, que permitirão transferência de dados mais rápida entre o PC e dispostivos externos, facilitando a transferência de conteúdo em 3D para o computador.

A companhia também disse que o produto terá o mais rápido gravadorr Blu-ray disponível e software capaz de converter instantâneamente filmes em alta-definição (720p) para 3D. Preço e especificações não foram informados.

Mas para que os PCs 3D possam ser usados, é preciso ter conteúdo disponível. Na Computex a Nvidia demonstrou a transmissão de vídeo ao vivo em 3D via internet usando um player baseado na plataforma multimídia Silverlight, da Microsoft. A Nvidia oferece placas de vídeo e óculos 3D como parte de sua plataforma 3D Vision.

A Nvidia também anunciou parceria com companhias, entre elas a Dell e ASUS, para levar PCs 3D baseados na tecnologia 3D Vision aos consumidores.

Tais PCs terão preços a partir de US$ 1.500, já incluindo as telas, óculos e software, disse Phil Eisler, gerente geral da tecnologia 3D Vision na Nvidia, em um post em um blog da empresa.

A ASUS também anunciou laptops 3D equipados com as placas da Nvidia. Entre eles está o modelo G73Jw, que tem uma tela de 17.3 polegadas, e o G53, com uma tela de 15.6 polegadas e uma porta HDMI 1.4 para exibição de conteúdo 3D em TVs compatíveis.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail