Home > Notícias

Feira no Japão tem TVs “Ultra HD”, lares inteligentes e muito mais

Maior feira de eletrônicos no país acontece nesta semana nas proximidades de Tóquio, e mostra tecnologia para o consumidor e até para automóveis.

Jay Alabaster, IDG News Service

02/10/2012 às 19h20

Foto:

Acontece nesta semana nas proximidades de Tóquio a CEATEC, a maior feira de tecnologia do Japão, onde fabricantes de eletrônicos irão mostrar vários produtos que provavelmente ainda estão a alguns anos de se tornar um sucesso, além de alguns designs e conceitos que talvez precisem de ainda mais tempo.

Um dos principais temas será uma nova geração de TVs de altíssima definição que estão começando a chegar ao mercado, embora ainda haja pouco conteúdo que tire proveito de sua resolução. Ao mesmo tempo, várias empresas irão mostrar seus conceitos de “lar inteligente”, com aparelhos conectados à internet e um cuidadoso sistema de gerenciamento de energia.

Fãs dos gadgets poderão apreciar vários produtos que ainda não estão prontos para o mercado de massa, incluindo óculos capazes de captar as expressões do usuário, desenvolvidos pela NTT DoCoMo, e um novo conceito de carro inteligente da Toyota.

Nas TVs, grandes fabricantes como a Sony, Panasonic e Toshiba irão mostrar aparelhos que tem quatro (4K) ou oito (8K) vezes a resolução dos atuais modelos de alta-definição. Os fabricantes parecem estar desistindo de enfatizar o 3D, uma tecnologia que não conseguiu prender a atenção dos consumidores.

“Fabricantes de TVs não conseguiram usar a tecnologia 3D para elevar o preço de seus aparelhos, então ela se tornou apenas um custo extra que derruba as margens de lucro”, disse Keita Wakabayashi, um analista da Mito Securities. “A tecnologia 4K tem muito mais apelo, embora com o preço atual só esteja acessível aos mais abastados”.

A Sony e a Toshiba irão mostrar aparelhos “4K”, que tem esse nome por causa da resolução horizontal de quase 4 mil pixels. A resolução total é de 3840 x 2160 pixels, contra os 1920 x 1080 pixles de uma TV Full HD.

A Sony diz que seu aparelho, com tela de 84 polegadas, será lançado mundialmente ainda neste ano, e estará à venda no Japão com um preço estimado em cerca de 20 mil dólares. A Toshiba pretende lançar três modelos que chegarão às lojas em meados do ano que vem, mas já oferece um modelo com tela de 55 polegadas que custa cerca de 9.600 dólares.

Já a Panasonic diz que oferecerá um modelo 8K, e a Sharp irá mostrar um novo conceito de TV que usa uma tecnologia impressionante chamada ICC (Integrated Cognitive Creation) que, segundo a empresa “reproduz o processo cognitivo através do qual o cérebro humano interpreta estímulos luminosos”.

A Panasonic irá continuar a promover sua linha de eletrodomésticos inteligentes, muitos dos quais podem interagir com smartphones. Entre eles um aparelho de ar-condicionado que pode ser operado remotamente, uma máquina de lavar que pode “baixar” diferentes programas de lavagem e um forno portátil com uma tecnologia de cartões que podem ser usados para mudar a configuração de acordo com o menu.

Já a montadora Toyota terá, pela primeira vez, um stand inteiro no evento, e anunciou que irá apresentar um carro-conceito de um único assento chamado “Smart INSECT” (de “Information Network Social Electric City Transporter”, algo como “Transportador Urbano Elétrico e Social com Rede de Informação”), que tem muitos dos recursos de um smartphone moderno, incluindo a detecção de movimentos, reconhecimento de voz e seus próprios serviços baseados na nuvem.

A NTT DoCoMo, maior operadora de telefonia no Japão, irá demonstrar vários conceitos de mobilidade, incluindo um tablet que rastreia movimentos dos olhos e um par de óculos que é capaz de “escanear” continuamente o rosto do usuário e usar a informação para reproduzir com maior fidelidade expressões faciais durante uma videochamada.

A CEATEC, cujas raízes remontam a 1964, perdeu um pouco de seu brilho em anos recentes à medida em que os fabricantes japoneses focam em eventos mais “globais” como a IFA, na Alemanha. O evento acontece de 02 a 06 de Outubro no centro de exposições Makuhari Messe, a oeste de Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail