Home > Notícias

Ferramenta do Twitter visa combater ataques de phishing

Ideia é checar os links contidos em post publicados pelos usuários para evitar golpes online e disseminação de pragas.

IDG News Service

10/03/2010 às 8h31

Foto:

O Twitter lançou na terça-feira (9/3) um serviço de verificação de links que tem como objetivo combater os ataques de phishing scam (golpes online utilizadas para furtar informações de internautas, com o uso de sites falsos) e a disseminação de pragas virtuais.

Como parte da iniciativa, o microblog também criou uma ferramenta para encurtar endereços de Internet. Assim, os links ganharão a extensão twt.tl. “Ao checar os links publicados no Twitter com o novo serviço, podemos detectar e evitar a disseminação de endereços nocivos”, escreveu a empresa em seu blog.

Os golpes de phishing no Twitter costumam envolver crackers que buscam ter o controle de contas de usuários. Assim, eles usam essas contas para enviar spam e lucrar com a divulgação de produtos dessa forma.

Com o crescimento da popularidade do Twitter, o serviço começou a ser alvo de ataques. No ano passado, o microblog tentou algo semelhante, mas sem grande sucesso, ao incorporar a API (interface de programação) Safe Browsing, do Google, que também busca verificar links em busca de ameaças.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail