Home > Dicas

Ferramenta gratuita ajuda monitorar a infraestrutura de TI da empresa

Com boas e úteis funcionalidades, Spiceworks pode substituir os caros programas de gerenciamento feitos para grandes corporações.

Zack Stern, da PC World/EUA

09/06/2009 às 17h48

ajuda_remota_150.jpg
Foto:

ajuda_remota_150O Spiceworks IT Desktop é uma ferramenta gratuita com recursos suficientes para dar a quem não pode pagar por um caro gerenciador de ambiente de rede uma maneira eficaz de entender o que se passa na infraestrutura de tecnologia de uma pequena empresa. E mais: ele possui uma interface simples, bem adequada para ser usada por pessoas sem conhecimentos amplos de TI.

O que ele faz
O Spiceworks lida com diversas tarefas rotineiras. Ele é capaz de reconhecer automaticamente a maioria dos computadores conectados à rede, gerencia o inventário e ainda permite que se adicione, manualmente, outros equipamentos ao catálogo existente.

Leia também: 
>> Saiba que dá para monitorar o MSN na empresa
>> Pirataria: como evitar o uso de sofware ilegal
>> Monitore o que se passa nos computadores da sua rede

O software inclui ferramenta de helpdesk por meio da qual usuários fazem solicitações e permitem acompanhar o progresso das soluções dos problemas.

spiceworks_350.jpg

A função de monitoramento do Windows (o software roda em sistemas Windows, mas reconhece e gerencia Windows, OS X, Linux e Unix distribuídos em sua rede) é capaz de identificar problemas no PC, incluindo a situação de antivírus e do Exchange Server. Há recursos para monitorar o uso de banda de internet, status da impressora e outras funções básicas. Pode-se configurar o software para enviar e-mails caso algum problema seja detectado.

Tais recursos tornam o Spiceworks IT Desktop um gerenciador de rede como qualquer outro, exceto pelo seu preço: você não paga nada por ele, desde que não se importe com as propagandas que ele exibe. Livrar-se deste incômodo vai custar 20 dólares por mês.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail