Home > Dicas

Ferramenta não é barata, mas ajuda na migração para o Windows 7

Nova versão do ThinApp da VMware oferece compatibilidade de aplicativos antigos por meio de virtualização de pacotes.

Jon Brodkin, do IDG News Service

17/03/2010 às 12h09

Foto:

A VMware atualizou seu aplicativo de virtualização ThinApp para permitir a migração de aplicativos de versões antigas do sistema operacional Windows para o novo Windows 7.  Segundo a empresa, o ThinApp 4.5 é desenvolvido para reduzir a quantidade de programação e testes necessários para mover aplicações para um novo sistema operacional e tornar mais curto possíveis downtimes.

Como as outras companhias, a VMware espera que o Windows 7 ajude no crescimento da virtualização de desktops e aplicativos. Mover aplicações antigas para novos sistemas pode ser difícil e os consumidores “procuram utilizar o aplicativo de virtualização para migrar ou simplificar a migração de softwares existentes para o Windows 7”, disse o diretor de marketing de desktops da VMware, Raj Mallempati. O novo software, resultado da aquisição da fabricante Thinstall em 2008, empacota a aplicação e suas configurações para “um único arquivo executável que é isolado do sistema operacional”, explica a VMware.

O pacote do aplicativo inclui chaves de registro, bibliotecas de links dinâmicos e frameworks e apresenta uma visão virtualizada do aplicativo para um usuário. A partir daí, as aplicações podem ser distribuídas na rede por meio de um dispositivo USB, permitindo aos usuários trabalharem com softwares de vários computadores.

thin_app

Novos recursos no ThinApp 4.5 incluem melhor compartilhamento de memória entre múltiplas instâncias de aplicativos e redução do uso de arquivo de paginação, e consequente redução no uso de banda da rede. Além disso, a proteção de transação do registro pode “garantir integridade do arquivo de registro e eliminar possíveis corrupções de arquivos causados por falhas no sistema”. A plataforma ThinApp, com 50 licenças para clientes, custará 5 mil dólares, com custo adicional por licença de 39 dólares cada.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail