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Ferramentas de busca encontram menos da metade dos dados corporativos

Levantamento feito com 500 empresas revela que 49% delas 'não têm objetivo formal' para ferramentas de buscas corporativas.

CIO/EUA

18/06/2008 às 19h11

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Uma pesquisa realizada com 500 empresas concluiu que 69% têm menos de metade de seus dados disponíveis por meio de ferramentas de busca internas. Tais sistemas podem ajudar os usuários a encontrarem arquivos, dados e outros conteúdos em sistemas corporativos, aplicações e repositórios de documentos.

A pesquisa, conduzida pela Association for Information and Image Management (AIIM), também revela que 49% das organizações “não têm objetivo formal” para busca corporativa.

A maioria dos respondentes (65%) era de empresas com mil ou mais funcionários; 15% entre 500 e mil empregados e o restante de empresas menores. “Existe mais satisfação dos usuários na internet do que na busca via intranet”, afirma Carl Frappaolo, vice-presidente da AIIM. “Usuários finais questionam ‘por que não se pode ter um Google internamente’”.

Enquanto o Google oferece um aplicativo de busca corporativo, como a Microsoft, Frappaolo diz que a adoção dessas ferramentas foi sufocada porque muitas aplicações já têm engenharias de pesquisa que as pessoas usam em vários departamentos. Por exemplo, o estudo observa que a barra de busca que olha por meio do sistema de e-mail roda independentemente da barra de busca que roda em um sistema de gerenciamento de documentos.

A média de informações que é acessível por qualquer aplicação também foi baixa – 38% dos respondentes dizem que, no máximo, um quarto das informações da empresa poidem ser buscadas. Somente 10% afirmam poder procurar entre 76% e 100% dos dados da organização.

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