Home > Dicas

Ferramentas gratuitas para fazer pôsteres e editar imagens

Conheça quatro formas para transformar suas fotos em pôsteres, colagens ou proteção de tela, sem gastar um tostão

Dave Johnson

14/05/2010 às 19h11

Foto:

Hoje em dia dá pra conseguir quase qualquer coisa de graça. Você pode ler notícias sem comprar um jornal e ouvir músicas via streaming em qualquer uma de milhares de rádios na internet. Outro exemplo são as ferramentas para edição de imagens, que antes custavam milhares de dólares. Não mais: veja a seguir quatro ferramentas gratuitas para soltar a imaginação com suas fotos.

Faça um pôster motivacional

A julgar pelas paredes nos quartos dos meus filhos adolescentes, a paixão pelos pôsteres é parte de nosso DNA. E usando o Poster Forge, você pode criar seus próprios pôsteres a partir de sua coleção de fotos digitais.

Poster Forge - 400 px

Criar "motivacionais" é muito fácil com o Poster Forge

O Poster Forge permite criar três tipos de pôsteres: motivacional, cinema e procurado. Os resultados são divertidos, e são uma ótima forma de usar sua coleção de fotos para um fim criativo. O processo é simples: selecione a foto e digite o texto que você quer que apareçam no pôster. Você também pode ajustar outros detalhes, como o tamanho e cor do texto e das bordas. Quando tiver terminado, você pode imprimir ou salvar o pôster. O programa também tem ferramentas que permitem criar pôsteres gigantes imprimindo a imagem em múltiplas folhas, que depois são coladas juntas.

Se você optar pela versão gratuita, terá de conviver com uma sutil marca d'água no canto de suas obras. Mas por US$ 10 é possível adquirir a versão "pro", que tem os mesmos recursos, mas nenhuma marca.

Imprima fotos em tamanhos gigantes

Talvez você goste da idéia de pegar uma foto e transformá-la em um pôster enorme, mas não precisa de todos os recursos oferecidos pelo Poster Forge, como texto e bordas. Sem problemas: o Easy Poster Printer permite imprimir qualquer foto em seções que podem ser arranjadas e coladas para formar murais gigantescos.

Easy Poster Printer - 400 px

Easy Poster Printer permite transformar fotos em verdadeiros outdoors

O programa permite definir praticamente qualquer tamanho imaginável. Quer um pôster de 12 metros de largura por 20 de altura? É só pedir e o Easy Poster Printer entrega. Só tenha em mente que você vai precisar de cerca de 7 mil folhas de papel pra isso. E onde você vai pendurá-lo?

Remova uma pessoa ou objeto de uma imagem

Quando as pessoas pensam em "photoshopar" uma imagem, invariavelmente estão pensando em recortar algo de uma foto e colar em outra. É assim que cabeças trocam de corpos, seus amigos acabam em poses improváveis e gatos pilotam aviões.

Instant Mask - 400px

Recorte à vontade com o InstantMask

É fácil recortar um objeto de uma foto usando um programa como o Adobe Photoshop Elements usando a ferramenta Magic Extractor. Mas e se você não tem o Photoshop?

Vá de InstantMask. Este programa gratuito faz só uma coisa: extrair objetos de imagens. Abre uma foto e use os marcadores Keep (Manter) e Remove (Remover) para desenhar sobre a imagem, indicando quais partes devem ser preservadas e o que deve ser apagado. Clique no botão Preview para ver como ficou e salve o resultado.

O InstantMask não é perfeito, e claramente não faz um trabalho tão bom quando o Photoshop Elements, mas não é nada mal para um programa gratuito. A imagem resultante pode ser usada sozinha, ou aberta em um editor de imagens e combinada com outras fotos.

Protetor de tela Flickr .Net

Qual é seu protetor de tela? Se você disse "um monte de linhas que ficam se movendo pela tela", tenho pena de você. Você tem toneladas de fotos digitais armazenadas no computador, porque não mostrá-las quando ele não está fazendo nada?

Se você tem o Windows 7, já deve ter a proteção de tela "Fotos" instalada. Mas se guarda um monte de fotos no Flickr, experimente usar o protetor de tela Flickr .Net.

Flickr Screensaver - 400px

Flickr .Net transforma suas fotos favoritas do Flickr em protetor de tela

Ele funciona no Windows XP, Vista, e Windows 7. Depois de instalado ele aparece na janela padrão de seleção de proteção de tela no Windows, onde você pode indicar de qual usuário ou grupo as fotos serão puxadas -- E elas nem precisam ser as suas próprias. Se você gosta de imagens em HDR, por exemplo, pode pedir para o Flickr .Net pegar as fotos do grupo HDR no Flickr. Aproveite!

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail