Home > Dicas

Ferramentas online ajudam internautas a evitar erros de ortografia

Extensões, aplicativos e até uma conta-robô do Twitter ajudam a evitar as armadilhas do português ao navegar e escrever na web.

Redação do IDG Now!

03/12/2010 às 16h13

Foto:

Escrever corretamente colabora para aumentar sua credibilidade - não só no ambiente corporativo, mas também durante uma entrevista de emprego ou ao publicar um texto na web, ainda que este tenha apenas 140 caracteres.

Diante dessa preocupação, relacionamos alguns recursos online que são úteis por chamar a atenção do usuário para eventuais erros ortográficos.

Abaixo, selecionamos três corretores de texto que, instalados no seu próprio navegador, poderão ser úteis em qualquer ocasião, independentemente, do site. Além disso, destacamos a ideia criativa e inovadora de um jovem de 15 anos, que criou um dos perfis mais inteligentes do Twitter, o @corrigirei.



Corretor Ortográfico do Chrome
Aqueles que utilizam o Chrome, da Google, podem utilizar o corretor ortográfico nativo do navegador. Todos os erros são identificados automaticamente em sites, blogs ou em redes sociais como Twitter e Orkut. Ele também pode ser útil para textos longos, como o dos e-mails.

A ferramenta é bem simples: quando o usuário digita um texto no Facebook, por exemplo, ele identifica  eventuais erros ortográficos, destacando-os com uma linha ondulada vermelha.

Para habilitá-lo, basta acessar Opções / Configurações Avançadas / Alterar as Configurações de Fonte e Idioma / Idioma.

Com ele também é possível alterar o idioma do corretor e incluir palavras sobre as quais você gostaria de ser notificado.

After Deadline
Outra ferramenta para o Chrome é o After Deadline, que identifica qualquer erro ortográfico. Ele pode ser útil como complemento ao recurso nativo do browser.

Ao baixar a extensão, todas as caixas de texto nas páginas incluirão também um ícone do app do lado direito inferior.  Mas atenção: Ele não identifica os erros automaticamente. Ao terminar o texto, basta clicar no ícone e ele identificará as palavras incorretas com uma linha vermelha.

Assim como o anterior, ele verifica os e-mails e redes sociais. Também é possível configurá-lo em diferentes idiomas.

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado, clicando aqui.

Dicionário pt-Br para Firefox
Para o navegador Firefox, da Mozilla, a opção é utilizar o recurso Dicionário pt-Br. Esta extensão também é gratuita e oferece aos usuários notificações semelhantes ao recurso original do Chrome.

Após o download, a extensão pode ser visualizada clicando no item Complementos do browser.

Para baixá-lo, clique aqui.

@corrigirei no Twitter
Já os usuários do Twitter podem seguir um perfil especializado em corrigir tuítes com erros ortográficos.

Ao seguir o perfil conhecido como O Corretor, @corrigirei, todos os seus tuítes são avaliados e, caso seja encontrada uma palavra incorreta, ele enviará uma resposta com sugestões de grafia.

Idealizado por Derlan Lima, de 15 anos, o processo é todo feito por um bot, que foi desenvolvido por ele nas horas vagas, longe da escola. De acordo ele, o interesse pelo Twitter surgiu recentemente quando descobriu o potencial de interação da rede.

"Comecei a usar o Twitter há quase um ano, mas no início achei muito sem graça. Comecei a me interessar mesmo no meio deste ano, quando descobri que era só mais um meio para interagir com as pessoas e adquirir conhecimento", comenta ele.

Segundo Lima, a aceitação do público é quase sempre positiva.

"Óbvio que sempre tem aquelas pessoas que reclamam, mas elas são minoria. A maior parte dos usuários aprovam e elogiam", comentou.

O perfil, criado há cerca de três meses, possui mais de quatro mil seguidores e  já realizou mais de mil correções em um único dia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail