FGTS | Saiba como consultar seu saldo pelo site, app ou SMS

Governo deve liberar nos próximos dias o saque dos valores para quem tem o fundo de garantia ativo

Foto: Ricardo Matsukawa/VEJA.com
https://pcworld.com.br/fgts-saiba-como-consultar-seu-saldo-pelo-site-app-ou-sms/
Clique para copiar

Em uma medida semelhante ao que aconteceu no governo Michel Temer em 2016, o governo do presidente Jair Bolsonaro confirmou que vai liberar em breve até 35% de valores das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Ainda não foram divulgadas as regras de como os contribuintes poderão sacar o dinheiro – as informações devem ser reveladas nos próximos dias -, mas já tem gente de olho em quanto poderão sacar quando a ação for aprovada.

Até o momento, a medida só é válida para o FGTS ativo, ou seja, aquele que está vinculado a um contrato de trabalho que ainda existe. Já a conta inativa é aquela criada após o trabalhador deixar o emprego, e neste segundo caso não foi dada nenhuma informação. Fato é que, com a liberação dos valores, o governo espera dar uma guinada na economia até o fim do segundo semestre deste ano. Por isso, veja abaixo como consultar seu saldo do FGTS.

Pelo site

O serviço pode ser acessado no site do FGTS, na aba Extrato, onde você precisará preencher com o NIS (PIS/PASEP), CPF ou e-mail, além da senha cadastrada. Se você não possui uma, é só fazer no próprio site, clicando em “cadastrar”. Também é possível utilizar a Senha Cidadão (do Cartão Cidadão). Feito isso, clique em FGTS e depois em Extrato para saber quanto você tem.

Pelo aplicativo

O FGTS possui um aplicativo para Android, iOS e Windows – todos disponibilizam a consulta de saldo. O procedimento para checagem é o mesmo feito pela web: na tela inicial, selecione Primeiro acesso, leia o texto e aceite as condições de uso, informe o número do NIS/PIS, preencha o formulário com seus dados e crie uma senha para completar o cadastro.

Por SMS ou e-mail

Mensagens de texto comuns também podem ser usadas para verificar o saldo do seu FGTS. Basta entrar no site do serviço e se cadastrar. Lembrando que, ao habilitar o recebimento por SMS, o usuário deixa de receber um extrato bimestral em papel em casa. O extrato anual continua sendo enviado normalmente.

Pessoalmente

Por fim, se o usuário preferir checar pessoalmente seu saldo do FGTS, é só se dirigir a qualquer agência da Caixa ou ir a um posto de atendimento e fazer a consulta usando o Cartão Cidadão. Importante: é necessário ter em mãos a senha do cartão.

Fonte: Jovem Pan Online

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site