Home > Notícias

FileMaker atualiza Bento para Mac, iPhone e iPad

Versão "light" do software de banco de dados ganhou novas ferramentas para os equipamentos da Apple

Macworld / EUA

16/03/2011 às 16h32

Foto:

Há pouco mais de três anos, a FileMaker começou a oferecer versões "light"  de banco de dados pessoais para usuários de Mac que se sentiam intimidados pela profundidade de recursos do FIleMaker Pro. De volta a 2011, o Bento não só se tornou um programa muito conhecido para usuários domésticos de Mac, como também ganhou versões para todos os dispositivos iOS.

A empresa ampliou hoje (16/03) a linha Bento, disponibilizando a versão 4 para uso pessoal para Mac e atualizando também as versões para iPhone e iPad. Os novos recursos no software vão desde maneiras de compartilhar os dados armazenados na aplicação até melhorias na performance. As edições móveis ganharam também novas capacidades, incluindo localização automática de campos, uma ferramenta para memorandos por voz e suporte para sincronização via iCal.

O que há de novo
Um dos recursos mais pedidos era a habilidade de imprimir etiquetas a partir do programa. E isso não significa somente criar etiquetas com os endereços dos contatos gravados  no Bento e imprimi-las, mas contar com mais de 250 formatos de etiquetas prontas para uso, nas quais o usuário pode personalizar o tamanho da fonte e inserir imagens, entre outros.

O compartilhamento entre os usuários, que foi o ponto principal do update de 2009, voltou a ser destaque na nova versão, com o objetivo de facilitar ainda mais o compartilhamento de banco  de dados. Os usuários do Bento 4 poderão, por exemplo, exportar bibliotecas de dados e enviá-las a outros usuários. Além disso, o recurso Simple List (introduzido no último grande update do Bento) está sendo expandido, permitindo a criação de listas mais parecidas com tabelas, com a possibilidade de inserir números, campos para cálculos e intervalos de dados.

 

bento4-01.jpg

Nova versão do software chegou simultaneamente ao Mac OS e ao iOS

 

O Bento 4 aparece com recursos que deixam o programa mais fácil de ser utilizado: os usuários podem bloquear formulários para impedir que sejam feitas alterações. Também apresenta ferramentas de criação automática, que permitem a inserção de campos com conteúdo multimídia.

Dispositivos móveis
Não foi só o Mac que ganhou melhorias: a versão móvel também foi repaginada no mesmo dia, com update disponível tanto para iPhone quanto para iPad. Agora todas as três versões do banco de dados oferecem campos de localização automática, nos quais a localização do usuário é capturada no app toda vez que um arquivo é modificado – isso também pode ser feito manualmente, a partir da indicação dessa localização em um mapa, dentro do próprio aplicativo.

Além da disponibilização do recurso integrado de memorandos por voz, é possível sincronizar as tarefas do iCal no Mac direto para os dispositivos móveis. O app inclui também suporte ao Retina Display e a habilidade de criar e editar listas de registros. 

O Bento 4 pode ser comprado diretamente nas revendedoras do FileMaker e requer Mac OS X 10.5.7 ou superior, incluindo o Snow Leopard. As novas versões do Bento para iPhone e iPad são upgrades gratuitos para os usuários que já possuíam o app. Para ambos dispositivos, o aplicativo pode ser baixado na App Store por cinco dólares.

No Brasil, o Bento 4 deve chegar às lojas em até 30 dias, e vai custar 179 reais para uma licença e 329 reais no Family Pack, que possui licença para até cinco usuários. Clientes que tenham adquirido o Bento 3 entre os dias 14/02 e 31/03 poderão fazer a atualização gratuitamente no site da empresa; vale lembrar que os formulários que dão direito ao upgrade devem ser enviados até do dia 15/04.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail