Home > Notícias

Final Fantasy XIII é lançado no Japão, após 5 anos de desenvolvimento

Novo episódio da série de RPGs marca estreia de Final Fantasy no PlayStation 3. Jogo chega aos EUA e Europa em março de 2010.

IDG News Service

17/12/2009 às 9h32

Foto:

Final Fantasy XIII, um dos mais aguardados jogos do ano, começou a ser vendido na manhã desta quinta-feira (17/12) no Japão. O jogo marca a primeira vez que a tradicional série aparece no PlayStation 3 e é lançada em um momento que o console apresenta um crescimento nas vendas.

Centenas de pessoas ficaram na fila antes do amanhecer no distrito de Shibuya, em Tóquio, para ser um dos primeiros no mundo a ter o jogo em mãos. As vendas começaram às 7h. O jogo custa 8,300 ienes (cerca de 93 dólares).

As pré-vendas atingiram 1,8 milhão de cópias, de acordo com o Chief Executive Officer (CEO) da produtora Square-Enix, Yoichi Wada, que estava na loja Tsutaya, em Tóquio, durante o lançamento.

“Final Fantasy XIII é um mundo completo desenvolvido por um dos nossos criadores”, ele disse. “Claro que você pode completar o jogo rapidamente, mas se quiser pode também viver dentro do jogo por meses.”

O número de encomendas do jogo se compara com as 2,3 milhões de cópias vendidas de Final Fantasy X e 2,2 milhões de Final Fantasy XII quando os jogos foram lançados em 2001 e 2006, respectivamente.

A tradicional série de RPG já vendeu mais de 85 milhões de cópias pelo mundo desde que foi lançada em 1987 e é uma das mais populares no Japão.

Essa versão mais recente foi mostrada pela primeira vez em vídeo em 2006, mas a conclusão do projeto foi mais demorada do que o time de desenvolvimento esperava. “Gastamos mais de cinco anos desenvolvendo esse jogo”, disse o produtor Yoshinori Katase.

gamesshutter_625.jpg

Final Fantasy XIII será lançado na Europa e na América do Norte no dia 9 de março de 2010. Nessas regiões, ele estará disponível também para o Xbox 360. A versão japonesa é exclusiva para o PlayStation 3.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail