Home > Dicas

Fique tranqüilo: automatize o backup

Manter cópias de arquivos pode evitar muitos problemas. Então não esqueça de fazê-las.

Por Redação da PC World

02/03/2008 às 20h55

31solucoes_xp_150.jpg
Foto:

xp_vista_150PROBLEMA: Eu sei que os backups podem salvar minha pele, mas eu sempre esqueço de fazê-los...

SOLUÇÃO RÁPIDA: As ferramentas de backup inclusas em diversas edições do Windows XP e do Vista permitem que você agende e faça backups automáticos. Infelizmente, apenas o XP Pro e os Vista Business, Enterprise e Ultimate incluem essas ferramentas como padrão.

Os usuários do XP Home, no entanto, encontram um programa de backup no CD do Windows: No Explorer, vá na pasta valueadd\msft\ntbackup, clique com o botão direito no arquivo ntbackup e escolha Instalar.

xp_vista_bckup

Se você usa o Vista Home Premium, terá que achar um software de backup em outro lugar. Confira mais informações sobre cópias de segurança para este sistema.

No XP, clique em Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas de Sistema, Backup. Se já estiver configurado para iniciar em Modo Avançado, vá em Ferramentas e clique em Alternar para modo de assistente.
++++
Siga o tutorial, especificando o que você quer que seja alvo de um backup e onde. Na tela Concluindo o ‘Assistente de back up ou restauração’, clique em Avançado. Escolha o tipo de cópia de segurança (por exemplo, incremental) e clique em Avançar.

Configure as outras opções e selecione Avançar para cada uma delas. Em Agendamento de back up, selecione Mais tarde, digite um nome para o backup e clique em Definir agendamento. Use os parâmetros disponíveis para estabelecer quando e com que freqüência fazer sua cópia de segurança. Clique OK.

Digite seu login e senha duas vezes e clique OK de novo. Vá em Avançar, entre com sua senha mais duas vezes, pressione OK e clique em Concluir. No Vista, selecione Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas de Sistema, Status e Configuração de Back up.

Clique em Configurar o back up automático de arquivos. Siga os comandos para configurar o quê, quando e onde fazer o backup (veja imagem). Para fazer alterações mais tarde, retorne a este utilitário e clique em Alterar configurações de back up para modificar ou desativar seu backup automático.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail