Home > Notícias

Firefox 10 chega com “suporte estendido” para usuários corporativos

Versão corporativa do navegador terá ciclo de atualização mais lento, dando às empresas mais tempo para se adaptar.

Katherine Noyes, PCWorld EUA

31/01/2012 às 17h35

Foto:

A Mozilla está lançando nesta terça-feira a décima versão do Firefox, seu popular navegador Open Source, exatas seis semanas após o lançamento da versão anterior. Embora o software traga um conjunto de ajustes e melhorias tanto para os usuários quando para os desenvolvedores, talvez mais notável seja o fato de que esta é a estréia do programa “Extended Support Release” (ESR), voltado ao mercado corporativo, no qual a Mozilla vem trabalhando em conjunto com o Enterprise User orking Group desde meados de 2010.

As versões ESR do Firefox terão um ciclo de atualização mais lento do que as versões para o consumidor final, como resposta às preocupações das empresas em ter de testar e instalar uma nova versão do navegador a cada seis semanas. Elas tem um ciclo de lançamento de 42 semanas, o equivalente a sete versões para o consumidor final, o que dá às empresas mais tempo para se adaptar.

“Criamos a versão ESR do Firefox para uso por empresas, instituições públicas, universidades e outras organizações que gerenciam centralmente a instalação do Firefox”, explica Jay Sullivan, Vice-Presidente de Produtos da Mozilla, em um post recente em um blog. “Trabalhamos em conjunto com várias organizações para nos certificar de que as versões ESR equilibram a necessidade das últimas correções de segurança com o desejo de uma carga de trabalho menor na certificação de aplicativos”.

Versões ESR receberão atualizações de segurança durante o período de 42 semanas, mas não receberão novos recursos, diz Sullivan. De acordo com o cronograma, a próxima versão ESR deve estar disponível junto com o lançamento do Firefox 17 em Novembro.

Um passo à frente na atualização automática

Outra novidade no lançamento do Firefox 10 é que esta versão automaticamente desabilita complementos (add-ons) incompatíveis e marca os outros como compatíveis. Isto é parte de um processo de “upgrade silencioso” que está sendo implementado pela Mozilla.

Esta versão também traz melhorias no Firefox Sync, oferecendo uma configuração mais fácil e permitindo que usuários sincronizem um smartphone Android, Tablet ou outro PC com Firefox e tenham acesso aos seus favoritos e add-ons sem a necessidade de estar em frente ao seu computador desktop.

Já para os desenvolvedores, o Firefox 10 oferece uma interface de programação (API) para criação de interfaces em tela cheia, anti-aliasing de gráficos em WebGL, um inspetor de estilo para facilitar os testes durante o design de websites e mais.

O Firefox 10 será distribuído automaticamente aos usuários de versões anteriores a partir de hoje, e também é possível baixar instaladores atualizados para PCs com Windows, com Linux e Macs, em vários idiomas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail