Home > Notícias

Firefox 3.6 tem nova versão beta

Navegador adota API do HTML5 e acelera a carga de páginas ao executar scripts de forma assíncrona

IDG News Service

18/12/2009 às 16h27

Foto:

A comunidade de desenvolvimento Mozilla anunciou nesta sexta-feira (18/12) que já está disponível a mais recente versão beta do navegador Firefox 3.6.

Alem da cota usual de correções de falhas, o Firefox 3.6 Beta 5 traz vários recursos novos, além de melhorias de desempenho. Esta versão permite que os usuários mudem a face (skin) do programa para um novo tema. O Beta 5 também pode executar scripts de forma assíncrona, o que deverá acelerar os tempos de carga de páginas com múltiplos scripts.

A nova versão também deve agradar a desenvolvedores de aplicativos web de última geração, já que ela se alinha a diversos novos padrões. O Firefox 3.6 Beta 5 opera com uma interface de programação de aplicativos baseada no HTML5, que fornece um modo padrão para que aplicativos web peçam ao usuário a seleção de arquivos armazenados no PC.

Por meio de uma especificação CSS (Cascading Style Sheets), ela permite a sobreposição de múltiplos backgrounds. Além disso, a versão trabalha com o formato Web Open Font, um formato de arquivo comprimido para fontes.

O Firefox 3.6, de codinome Namoroka, usa o motor de layout Gecko 1.9.2. Segundo a Mozilla, mais de 70% dos add-ons do Firefox produzidos por terceiros foram atualizados para funcionar com o 3.6.

Apesar de o Firefox 3.5.6 ser a versão atualmente recomendada para uso diário, quem tiver interesse em testar o beta poderá baixá-lo do site da Mozilla. Aqueles que já têm o beta do Firefox 3.6 deverão ter a atualização baixada automaticamente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail