Home > Notícias

Firefox 4 atrasa novamente, mas deve ficar pronto no primeiro semestre

Para corrigir falhas, diretor da Mozilla anuncia que mais dois betas, além dos dez já lançados, serão necessários.

Redação do IDG Now!

03/02/2011 às 15h20

Foto:

O lançamento do Firefox 4 deve ser adiado novamente. Na última terça-feira (1/02), Christian Legnitto's, gerente de software da Mozilla – fundação responsável pelo desenvolvimento do navegador – anunciou que mais dois betas estão previstos antes que a versão final seja liberada.

Segundo Legnitto's, em seu blog pessoal, o último beta, o 12º, servirá para corrigir todos os “hardblockers” (falhas graves), antes que a Release Candidate (RC) – versão que antecede a final – fique disponível.

Atrasos
Inicialmente, a previsão era de que o Firefox 4 fosse liberado em outubro do ano passado – a fim de respeitar o prazo, inclusive, alguns recursos que não ficariam prontos a tempo foram cortados. Ainda assim, em 28/09, a fundação revelou que o lançamento ficara para o primeiro trimestre de 2011.

“Concluir o Firefox 4 está tomando mais tempo do que esperávamos. No momento, estamos trabalhando para torná-lo mais rápido e corrigindo os problemas de instabilidade”, publicou, na época, o diretor da Mozilla, Mike Beltzner, no fórum oficial da empresa.

A partir daí, fevereiro passou a ser apontado como o mês escolhido, mas com a chegada do beta 9, em 17/01, março ganhou força. Na semana seguinte, no entanto, a décima versão de testes apareceu – mesmo que, teoricamente, a nona fosse considerada a última antes da RC. Agora, com o anúncio de que, pelo menos, mais três modelos serão necessários – dois betas e um RC – a esperança é de que os usuários possam baixar o Firefox 4 final ainda no primeiro semestre.

Atualmente, o software da Mozilla detém 22,75% do mercado de browsers, atrás do Internet Explorer, que possui 56%, mas à frente do Chrome, da Google, com 10,7%. Os dados são da Net Applications.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail