Home > Notícias

Firefox ganha nova ferramenta para gerenciamento de abas

"Tab Candy" permitirá ao usuário agrupar as abas dentro da janela do navegador de acordo com os assuntos das páginas abertas.

IDG News Service

26/07/2010 às 9h50

Foto:

As futuras versões do navegador Firefox adotarão um novo projeto de abas que transformará a interface do navegador, informou um desenvolvedor sênior da Mozilla, Aza Raskin.

Chamado de 'Tab Candy', a nova aplicação permitirá ao usuário gerenciar as abas dentro da janela do browser, agrupando de acordo com os assuntos. A ferramenta permite ao internauta visualizar miniaturas das páginas abertas e separá-las por grupos temáticos, usando uma sugestão visual.

A melhor maneira de entender o novo conceito é assistindo ao vídeo que apresenta a nova interface.

Outras vantagens são sutis, mas, interessantes, como a capacidade de carregar um grande número de abas, ao clicar no ícone da nova ferramenta, localizado do lado direito do navegador.

Atualmente, o usuários do Firefox precisam abrir um por um os marcadores até chegar na página desejada. 

"Muitas vezes, é mais fácil abrir uma nova guia do que tentar encontrar aquela que já foi aberta. Além de disso, a nova ferramenta é totalmente feita com HTML, Javascript e CSS", acrescenta Raskin.

O download da versão alfa do “Tab Candy”  - voltado para desenvolvedores - já foi liberado pela equipe da Mozilla. Até o momento, não foram definidos prazos para o lançamento da edição oficial.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail