Home > Notícias

ZTE pode lançar aparelhos com o Firefox OS já em 2013

No entanto, a Mozilla ainda depende de desenvolvedores que abracem o projeto para sua incursão no mundo móvel

John E. Dunn, Techworld.com

19/09/2012 às 18h53

Foto:

O sistema operacional móvel Firefox OS parece mais perto do que nunca de finalmente chegar às mãos dos consumidores. Isso por conta da notícia de que o smartphone da gigante chinesa ZTE planeja começar a vender aparelhos com o software no início de 2013.

Esse passo representa uma faca de dois gumes para a empresa que construiu uma estável linha de aparelhos Android de baixo custo e, mais recentemente, deu a entender que teria também modelos baseados no Windows Phone 7.8 e 8.

"Tudo isso faz parte dos nossos planos mais amplos para criar um melhor equilíbrio de produtos que utilizam vários sistemas operacionais. Nós não vamos contar apenas com Android ou Windows," disse David Dai Shu, da ZTE, à Reuters.

Curiosamente, Dai Shu também revelou planos para lançar smartphones com base em um OS próprio para venda fora da China, um acontecimento inesperado que pode ser impulsionado pela ansiedade de manter o controle sobre o desenvolvimento.

"Estamos tentando aumentar nossos esforços em chegar com o nosso próprio sistema operacional, enquanto introduzimos produtos baseados no OS da Google", disse ele.

Os principais defensores do Firefox OS sempre foram as operadoras, com a Telefónica e O2 firmemente apoiando o uso do software em smartphones de baixo custo que estarão à venda em mercados em desenvolvimento. Ao menos o Firefox parece uma alternativa de baixo custo para grandes marcas.

Algumas semanas atrás surgiu um vídeo que mostra uma versão recente do OS rodando em um smartphone da ZTE. O sistema parece estável nas funções de básicas de um celular, mas o que faltará no lançamento serão aplicativos de terceiros.

 

 

A Mozilla espera que os mesmos desenvolvedores que abraçaram o navegador por meio do desenvolvimento de add-ons farão o mesmo para a sua incursão no mundo móvel.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail