Home > Notícias

Firefox para celulares está “a poucos dias” do lançamento

Executivo afirma que Fennec, versão móvel do Firefox apenas para o N900 da Nokia, está em testes finais e pode ser lançado ainda em 2009.

Redação do IDG Now!

22/12/2009 às 13h20

Foto:

A Mozilla afirmou que o Fennec, versão do Firefox para telefones celulares, está "a poucos dias" do lançamento da sua primeira versão oficial.

Em entrevista à BBC, o vice-presidente de mobilidade da Mozilla, Jay Sullivan, afirmou que o browser móvel está passando por testes finais e pode ser lançado antes do final do ano.

O Fennec funcionará inicialmente apenas no tablet N900, da Nokia. A Mozilla, porém, afirmou que já começou o desenvolvimento de versões para os sistemas Windows Mobile e Android.

A versão do Fennec para iPhone deverá demorar, pelas tradicionais restrições impostas pela Apple no desenvolvimento de alguns programas para a plataforma, afirma o executivo.

Além de poder ser baixado pelo site da Mozilla, o Fennec também será oferecido pela loja de aplicativos móveis da Nokia, a Ovi, segundo Sullivan.

O Fennec vem sendo desenvolvido pela Mozilla desde o primeiro semestre de 2008 e suas primeiras versões de teste foram divulgadas entre o final do ano passado e o começo deste ano.

Demonstração feita no início do projeto mostrava que o Fennec tem interface inicial com os bookmarks do usuário ao lado de um grande símbolo de mais, que abre novas páginas.

Cada vez que o botão é apertado, a interface se afasta para acomodar todas as páginas abertas. Comandos são encontrados na parte inferior da tela para acessar serviços como Delicious e Google Maps.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail