Home > Notícias

Flash Player 10 da Adobe facilita o uso de efeitos especiais

Nova versão do plug-in da Adobe é mais interativa, oferece amplas opções para texto e tem processamento de áudio avançado.

Computerworld/EUA

15/10/2008 às 11h39

Foto:

A Adobe lançou o Flash Player 10 nesta quarta-feira (15/10), incluindo novos recursos que ajudarão designers e desenvolvedores na criação de conteúdos interativos e vídeos online.

Esta versão do Flash, que teve seu beta lançado pela Adobe em maio, tem suporte para filtros personalizados e efeitos especiais, transformação e animação 3D nativas, processamento de áudio avançado e acelerador de hardware GPU. Ele também possui uma nova engenharia de texto que oferece mais opções para o seu layout.

"Vários dos recursos do Flash Player 10 são interativos, a favor da criatividade de designers e desenvolvedores. Eles podem transformar um conteúdo animado 2D dentro do espaço 3D. Esta funcionalidade agora é uma ferramenta no Flash Creative Suite 4 (CS4), para que o designer possa transformar uma animação 3D sem ter que escrever o código," disse o gerente sênior de marketing de produtos da Adobe, Tom Barclay.

A transformação 3D é uma forma de o Flash Player 10 estender as capacidades do Adobe CS4, com novos níveis de integração Flash, acrescentou o gerente. Com o novo Adobe Pixel Bender - mesma tecnologia usada no After Effects CS4 -, por exemplo, é possível criar filtros personalizados para efeitos animados ou mudar os efeitos de mídias ricas durante sua execução, apontou a Adobe.

O Flash 10 também tem novo aplicativo que permite aos desenvolvedores a geração áudio dinamicamente, além de criar novos aplicativos como seqüências de músicas. Por exemplo, usuários podem extrair dados de um arquivo MP3 e usar esses dados para criar um visualizador que mostre ondas de áudio.

O Adobe está disponível para Windows, Mac e Linux. A empresa planeja oferecer suporte para Solaris ainda este ano. Todos os novos recursos e melhorias de desempenho apresentadas no Adobe Flash Player 10 estarão disponíveis no AIR (Adobe Integrated Runtime) até o fim do ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail