Home > Notícias

Folha de S. Paulo lança aplicativo para iPhone e iPod Touch

Já disponível na App Store, app é gratuito e traz conteúdo da versão online do veículo; mas software falha ao não permitir mudança de orientação na leitura

Redação Macworld Brasil

28/10/2010 às 10h58

Foto:

Demorou, mas chegou. A Folha de S. Paulo, um dos maiores jornais do País, acompanha alguns de seus principais concorrentes, como Estado de S. Paulo e O Globo, e lançou, nesta semana, um aplicativo nativo para iPhone e iPod Touch.

Já disponível na App Store, o software gratuito se chama Folha.com, foi desenvolvido pela Aorta Entretenimento e, como diz o nome, traz conteúdo da versão online do veículo.

O aplicativo possui uma interface clean e de fácil navegação, trazendo cinco opções na barra inferior: Destaques, Editorias, Rádio (musical, com gêneros como MPB, Pop Rock, Jazz & Blues, etc), Fotos e Mais (que inclui informações sortidas, como Tempo, Horóscopo, Eleições 2010, Resultados do Futebol, entre outros).

livrariafolha01.png

"Matéria" da Livraria da Folha no meio da editoria Folhateen

A parte de Destaques traz as principais matérias do momento e do dia, apenas com textos nas chamadas. As imagens ficam apenas na primeira linha, na seção Imagens do Dia.

Já a segunda seção traz 20 editorias do jornal, incluindo cadernos semanais como Tec, Folhateen e Ilustríssima que, curiosamente, traziam algumas “matérias” da Livraria da Folha, com preços e links para comprar os livros.

À primeira vista, o principal ponto negativo do aplicativo é o fato de não permitir mudança de orientação (fica apenas no modo Retrato) para a leitura das matérias e visualização das imagens. Os apps do Estadão e O Globo, por exemplo, também possuem essa falha, que, por outro lado, não está presente nos aplicativos para iPhone dos veículos estrangeiros New York Times e BBC News.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail