Home > Notícias

Foram vendidos 32 milhões de notebooks no 1º trimestre no mundo

Dados da DisplaySearch apontam crescimento de 35% no setor, impulsionado pela migração dos usuários do desktop para portáteis.

Redação do IDG Now!

30/06/2008 às 10h36

Foto:

O número de notebooks vendidos mundialmente no primeiro trimestre de 2008 cresceu 35%, atingindo a marca de 32 milhões de unidades, segundo pesquisa da DisplaySearch, empresa de análise e consultoria de mercado internacional. Este crescimento fez com que fabricantes como Apple, Asus, Dell, HP, Lenovo e Acer atingissem grande taxa de crescimento nas vendas no período.

A HP manteve sua liderança, atingindo 20% do mercado mundial no segmento e venceu os rivais em cinco das seis regiões inclusas na pesquisa.

Este foi o sétimo trimestre consecutivo no qual a HP alcançou o primeiro lugar na venda de notebooks, alcançando quase dois milhões de unidades a mais que a Dell, segunda colocada.

Segundo a análise da DisplaySearch, o crescimento na participação de mercado das principais marcas se deve à migração dos consumidores para os computadores portáteis. As marcas mais estabelecidas no mercado de varejo têm tido mais sucesso. Além disso, as marcas voltadas a pequenas e médias empresas, tanto com linhas dedicadas como o Vostro, da Dell ou através de uma estratégia no revendedor, como a da Acer, têm potencial de liderar o segmento de notebooks de agora em diante.

A Dell alcançou 15,1% de participação no mercado de notebooks, a Acer, terceira colocada, marcou 14,6% (com a inclusão das marcas Gateway e Packard Bell) e a quarta colocada foi a Toshiba, com 9,3% do mercado no primeiro trimestre de 2008.

A consultoria declarou que não mudou suas previsões na venda de notebooks para este ano e que espera que o número passe de 135 milhões de unidades, impulsionado principalmente pelos ultraportáteis, cujas vendas cresceram 70% em relação ao trimestre anterior, logo após a Asus apresentar o seu Eee PC.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail