Home > Dicas

Force o Dock a esconder programas ao abrir um novo aplicativo

Você pode usar o atalho Command-Option ao clicar em um aplicativo no Dock para esconder os demais programas abertos. Saiba como fazer o Dock fazer isso sem o atalho.

Macworld/EUA

04/02/2009 às 10h57

Foto:

Como você deve saber, dá para forçar o Mac OS X a esconder todas as janelas ao pressionar Command e Option antes de clicar em um programa no Dock. Com esse atalho pressionado, o programa recém-aberto aparece na frente, e os demais serão escondidos. Isso é uma boa maneira de focar apenas no programa que você precisa usar.

Mas e se você quiser sempre usar esse modo, sem precisar pressionar Command e Option? Com uma ajuda do Terminal, você pode forçar o Dock a agir sempre desse modo. Abra o Terminal (está em Aplicativos | Utilitários) e digite esses dois comandos (não precisa digitar o $, é apenas um símbolo de nova linha):

$ defaults write com.apple.dock single-app -bool TRUE
$ killall Dock

Quando o Dock reiniciar, toda vez que você clicar em um programa nele, todos os demais aplicativos serão escondidos. Perceba que este comportamento é tudo ou nada: você não decide quais aplicativos esconder e quais mostrar. E funciona, apenas, se você abrir um software pelo Dock - o mesmo comportamento "esconder tudo" não funciona no Finder ou no Command-Tab.

Para retornar ao estado inicial, reverta no Terminal com esses comandos:

$ defaults delete com.apple.dock single-app
$ killall Dock

Uma alternativa é usar o programa gratuito Think, da Freeverse, Não é um substituto exato, mas tem vários recursos que ajudam a focar em apenas um aplicativo por vez.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail