Home > Notícias

Ford Edge 2012 reconhece comandos falados em português

Novo carro permite dizer ao veículo que faça ligações telefônicas e solicitar rotas, e também tem uma câmera de ré e sensor de "ponto cego".

Daniel dos Santos, Now Digital

06/12/2011 às 11h52

Foto:

A Ford acaba de anunciar no Brasil a nova versão do Edge, veículo de luxo da empresa que traz vários recursos tecnológicos. Em sua versão 2012, o carro inclui o novo sistema Sync (desenvolvido em parceria com a Microsoft) em português, tecnologia que permite, com o uso  da voz, executar funções como fazer ligações telefônicas ou solicitar uma nova rota ao navegador GPS.

edge2012

Ford Edge 2012: sensor de "ponto cego"

O sistema funciona integrado a painéis sensíveis ao toque, com telas de 4 e 8 polegadas, para quem preferir inserir o comandos utilizando os dedos. Com relação ao entretenimento ele tem duas portas USB, entrada para cartões SD e entrada de áudio e vídeo, para que sejam reproduzidas fotos, vídeos e música na tela do veículo.

O carro também oferece itens como sensor de "ponto cego" que alerta o motorista quando há um veículo como uma moto, por exemplo, em uma posição difícil de ser visualizada, evitando acidentes,  e sistema de câmera para ré, que mostra a distância de outros veículos.

Sua chave inclui o sistema My Key, que permite restringir o acesso a determinadas funções do veículo (caso você queira deixá-lo com o manobrista, por exemplo) e até limitar a velocidade do Edge, com alertas relacionados ao excesso.

Com a chave inteligente também é possível ligar o carro sem colocá-la no contato. Não acha a chave na bolsa? Não tem problema. O sensor de proximidade identifica a presença, libera porta e permite ligar o carro.

As versões do Edge 2012 incluem motor V6 3.5 Ti-VCT, 289 cv, transmissão automática de seis velocidades e seis airbags. Seus preços começam em 119 mil reais e vão até 147 mil reais, no caso da versão com teto panorâmico.

edgeint

Painel do veículo: tela de oito polegadas sensível ao toque

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail