Home > Dicas

Fotografia: três regras básicas para a composição de boas imagens

Seguindo algumas dicas simples da fotografia, como a Regra dos Terços, é possível obter fotos interessantes.

Dave Johnson, PC World / EUA

06/03/2009 às 16h11

BoasFotos_150.jpg
Foto:

BoasFotos_150Ao retratar uma paisagem ou mesmo uma pessoa, o fotógrafo - amador ou profissional - procura compor a cena de tal forma que o resultado seja harmônico e agradável para quem for ver a imagem. É como olhar uma paisagem através de uma janela: mova-se um pouco para esquerda ou para direita, para cima ou para baixo e observe como o enquadramento muda. Às vezes, uma pequena alteração no enquadramento pode dar um efeito surpreendente às suas foos.

Ainda que o senso estético de quem fotografa seja crucial para o resultado final, existem alguns princípios universais que vão ajudar a quem tem pouca prática - e refrescar a memória dos mais experientes - a alcançar um resultado muito melhor. Mas saiba que nada substitui sua imaginação e a experimentação; e a fotografia digital dá ao fotógrafo a liberdade de descobrir isso.

Leia também: 
> Saiba como eliminar os olhos vermelhos das fotos
> Conheça os jargões mais comuns na fotografia
> Dicas para comprar a câmera digital ideal
> Monte fotos panorâmicas
> Digitalize suas fotos e até mesmo os negativos


A regra mais importante

No dia-a-dia quando tiramos fotos, raramente montamos um roteiro antes. O processo de fotos cotidianas é simples: viu alguma coisa interessante, pega-se a câmera, enquadra-se o objeto e registra-se a cena. É isso que distingue uma fotografia cotidiana: geralmente o objeto fica enquadrado no centro da imagem.

Se você folhear revistas especializadas com fotos profissionais ou observar como as cenas são enquadradas na TV ou em filmes, perceberá que o objeto principal raramente está no centro da imagem. Em vez disso, os fotógrafos se baseiam no que provavelmente é a regra mais importante para a composição de uma foto: a Regra dos Terços.

A Regra dos Terços divide virtualmente o enquadramento em partes iguais utilizando um símbolo que lembra um jogo-da-velha (algumas câmeras inserem o símbolo no visor para auxiliá-lo nessa função). A ideia é que os quatro pontos formados no enquadramento (onde as linhas do jogo-da-velha se cruzam) são áreas de interesse comum.

BoasFotos_thirds

Regra dos Terços: intersecção das linhas auxilia no enquadramento

Alocando o objeto em um desses pontos geralmente cria-se uma imagem harmoniosa. E sem dúvida, você perceberá que a maioria das fotos profissionais segue essa regra. Porém, não se sinta preso a Regra dos Terços: ela serve mais como um guia para registrar as imagens de forma menos amadora.

Alguns objetos, porém, merecem um tratamento diferenciado. Por exemplo, você pode alinhar seu assunto não em um dos quatro pontos, mas sim por toda a extensão de uma das linhas. Tal dica também vale no caso de o objeto a ser retratado ser muito grande e ocupar grande parte do enquadramento e não caber em um dos quatro pontos.

Nesse caso o melhor a fazer é escolher um elemento interessante e se focar nele. Se você está fotografando uma pessoa ou um animal, os olhos são um bom local para se focar.

BoasFotos_aves

Exemplo clássico do uso da Regra dos Terços

Observe o foco
Claro, se você estiver tirando fotos com o objeto fora do centro da imagem, sua câmera pode não focar corretamente. Por exemplo, ela pode entregar um fundo nítido, mas o objeto retratodo ficar desfocado, pois não estava centralizado. Esta é a hora ideal de usar o fechamento da exposição de sua câmera digital.

Muitas máquinas possuem um botão de disparo em “dois passos”. Quando você pressiona levemente este botão, o foco se fecha naquilo que estiver centralizado no quadro. Pressione um pouco mais e a câmera registrará a foto. O truque seria então centralizar o objeto e travar a exposição.

Então cuidadosamente recomponha a imagem, colocando o objeto em uma posição dentro da Regra dos Terços (tudo isso levemente pressionando o botão disparador). Finalmente, após acertar o enquadramento, pressione o botão até o final e tire a foto.

BoasFotos_peixe

Para elementos grandes a opção é focar os olhos do objeto

Vale lembrar que essa dica só funcionará se você fizer este processo lentamente e após perceber que o objeto está realmente focado. Ao contrário a foto toda poderá ficar desfocada.

Outra sugestão é alterar no menu da câmera o modo de focagem da mesma. Escolhendo a opção de múltiplos pontos, a chance de a câmera identificar o objeto em um dos pontos do Terço será bem maior.

Se nada funcionar…
Se ainda assim, depois de seguir essas regrinhas básicas, você achar que suas fotos ainda não “chegaram lá”, então vale apelar para os aplicativos de edição de imagens. O Photoshop, Paint Shop Pro e outros editores profissionais possuem ferramentas como o Crop (recorte) que retira qualquer elemento que está deixando sua imagem “quadrada”.

Se você não possui esses editores pagos e é adepto de aplicativos online e gratuitos, saiba que você também tem essa opção. O próprio Photoshop tem sua versão virtual gratuita do programa, além de muitos outros, como o Picasa, que também podem ajudar nessa tarefa, sem problemas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail