Fotógrafo processa Apple e pede indenização milionária
Americano Louis Psihoyous afirma que a empresa usou uma imagem sua sem autorização e quer 2 milhões de dólares “pelos danos”
Macworld/Reino Unido
21/08/2009 às 11h52
A Apple está sendo processada por um fotógrafo que afirma que a fabricante de equipamentos e softwares utilizou indevidamente uma imagem sua, intitulada “1000 TVs”.
Em um processo iniciado nesta quinta (20/8), na Corte Federal em Manhattan (Estados Unidos), Louis Psihoyous acusa a Apple de usar sua obra no aplicativo i.TV, um guia de programação de emissoras americanas e de filmes para iPhone.
Psihoyos afirma que a Apple está “comercialmente explorando a imagem, enquanto obtém significantes ganhos econômicos”. Por conta disso, pede 2 milhões de dólares de indenização.
"1000 TVs" mostra um telespectador solitário entre vários aparelhos de TV. A foto foi feita para a National Geographic. Em entrevista ao site TG Daily, ele afirma que “é difícil imaginar porque alguém poderia querer usar a imagem sem permissão”. Apesar de o aplicativo ser produzido pela i.TV, o advogado de Psihoyous afirma que a empresa não pode permitir que um aplicativo utilize indevidamente uma imagem no iPhone.
O TG Daily ressalta que esta não é a primeira vez que Psihoyos processa a Apple pelo uso de imagens. A Apple não quis comentar o assunto.