Home > Notícias

Fotolog apaga as luzes e desaparece com fotos sem avisar usuários

Usuários que tentaram acessar o site foram surpreendidos com uma página de erro de conexão, já a home do site indica que a “página está atualmente offline”

Da Redação

08/01/2016 às 16h19

fotolog_625.jpg
Foto:

O Fotolog, rede de compartilhamento de fotos, popular no início dos anos 2000 foi removido e, aparentemente, o mesmo aconteceu com todo o arquivo de fotos e dados dos usuários.

Usuários que tentaram acessar o site nessa semana foram surpreendidos com uma página de erro de conexão, já a home do site indica que a “página está atualmente offline”.

Usuários do Twitter identificaram a desativação do site, lamentando o "fim de uma era". Já para alguns, a notícia pode soar como um alívio. 

Uma reportagem da BBC Brasil de outubro do ano passado relata a história de personagens que não conseguiam apagar imagens de suas contas que consideravam constrangedoras ou inapropriadas. No caso, usuários tentavam o contato com a companhia responsável pelo Fotolog, mas não tinham nenhuma resposta. 

Antes do Instagram, Facebook e até mesmo Orkut, o Fotolog já foi a rede social mais queridinha dos internautas. É claro, ele tinha suas limitações, características da época em que surgiu: 2002. Por meio dele, usuários conseguiam publicar apenas uma foto por dia acompanhada de um texto, alguns verborragicamente longos. 

Porém, com a popularidade crescente do Orkut - também hoje falecido - o Fotolog caiu no obscurantismo e, logo, em desuso.

Até então, nenhuma nota oficial dos responsáveis pelo site foi publicada. Segundo a mesma reportagem da BBC, o Fotolog, nascido em Nova York, foi comprado em 2007 pelo grupo francês Hi-Media, da área de publicidade e pagamentos digitais.

Na ocasião, o acordo foi fechado em US$ 90 milhões e a empresa garantia que o site era um dos 20 mais visitados em todo o mundo. No entanto, quando procurada pela reportagem, a Hi-Media declarou que não era mais a dona do Fotolog.  

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail