Home > Notícias

Fotos na web mostram protótipo de smartphone Nokia com Android

Com o codinome “Project Normandy”, aparelho seria uma alternativa à família Asha para smartphones de baixo custo, e rodaria uma variante do Android

Redação PCWorld

13/01/2014 às 16h00

Nokia_Normandy-435px.jpg
Foto:

Fotos do que seria o protótipo de um smartphone Nokia rodando uma versão customizada do Android começaram a circular pela internet nos últimos dias. As imagens foram originalmente postadas no Sina Weibo, uma rede social chinesa similar ao Twitter.

O aparelho mostrado é similar ao de uma imagem publicada em novembro passado no Twitter pelo usuário @evleaks, que tem um histórico de “vazar” informações precisas sobre produtos ainda não lançados. Na época a conexão com o Android não foi mencionada, e a legenda da imagem dizia, em inglês: "Um verdadeiro Asha. Ou Lumia? O Nokia Normandy".

O design do aparelho lembra os modelos da família Asha, com um único botão capacitivo abaixo da tela. A interface do sistema operacional parece totalmente customizada, e ícones na barra de status indicam que se trata de um aparelho Dual-SIM, recurso muito popular na China e em países em desenvolvimento.

Segundo o site The Verge o aparelho seria parte do “Project Normandy” (Projeto Normandia), uma alternativa à plataforma Asha para smartphones de baixo custo. A interface incorporaria elementos da plataforma Asha e do Windows Phone, e o sistema seria um derivado (“fork”) do Android, assim como a Amazon faz com seus tablets Kindle Fire.

Mas o futuro do projeto é incerto: com a aquisição da Nokia pela Microsoft, prestes a ser finalizada, é improvável que o Normandy saia dos laboratórios e chegue às lojas.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail