Home > Notícias

Fotos revelam que projeto do iPad já existia no início dos anos 2000

Imagens descobertas nesta semana também mostram que protótipo era muito mais espesso do que versão final do tablet. Projeto do iPad surgiu antes do iPhone.

Macworld / Reino Unido

19/07/2012 às 14h37

Foto:

Em 2010, Steve Jobs revelou que o iPhone foi inspirado em protótipos de tablets. Fotografias desses modelos agora foram descobertas, revelando as primeiras versões de mockups do iPad do início dos anos 2000.

O jornalista da Networkworld, Yoni Hiesler, descobriu as fotografias enquanto investigava processos entre Apple e Samsung. De acordo com o jornalista, a Samsung obteve um depoimento do vice-presidente sênior de design industrial da Apple, Jonathan Ive, em 2011. Apesar de a transcrição completa estar protegida, uma parte dela foi liberada recentemente.

Esse trecho em questão revela que as fotos de um mockup 3D de um tablet da Apple foram mostradas à Ive durante o depoimento – o aparelho das imagens foi chamado de protótipo 035. Quando questionado se já havia visto o mockup antes, Ive respondeu: “Minha memória de ter visto isso pela primeira vez é muito nebulosa, mas foi, eu acho, em algum momento entre 2002 e 2004. Mas foi algo assim e me lembro de ter visto isso e talvez modelos parecidos com esse quando nós estávamos explorando pela primeira vez designs de tablets que, no final das contas, viraram o iPad.”

ipadprot03502

Imagem do protótipo que teria sido criado no início dos anos 2000

As fotos descobertas por Hiesler do protótipo 035 mostram um tablet muito mais grosso do que o iPad original, lançado em 2010. O mockup tinha até o logo da Apple, mas nada do hoje famoso botão Home/Início.

Esse protótipo pode ser o que inspirou Steve Jobs a criar o iPhone. Em 2010, durante a conferência All Things D, o ex-CEO da Apple admitiu: “Vou contar um segredo. Ele (iPhone) começou com o tablet.”

“Tive essa ideia sobre ter uma tela multitoque em que você pudesse digitar com seus dedos”, disse Jobs. “Falei sobre isso com as pessoas. E seis meses depois, elas vieram com esse display incrível. E entreguei-o para um de nossos profissionais de IU (interface de usuário) realmente brilhantes. Ele ficou mexendo nele e fazendo algumas outras coisas, e eu pensei, “Meu Deus, podemos criar um telefone com isso!’ Então deixamos o tablet de lado, e fomos trabalhar no iPhone.”

ipadprot03501

Imagem do site Buzz Feed mostra a diferença de espessura entre o protótipo original e o iPad 2, modelo mais fino do tablet da Apple

Para quem não se lembra, o iPhone original foi lançado em 2007, enquanto que o iPad chegou três anos depois.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail