Home > Notícias

Frabricante de chips Tilera lança processadores de 100 núcleos

Empresa espera que os novos produtos, com lançamento programado para 2010, substituam ou trabalhem em conjunto com os das rivais.

IDG News Service

26/10/2009 às 11h18

Foto:

A fabricante norte-americana Tilera anunciou nesta segunda-feira (26/10) novas CPUs para uso geral, incluindo um chip com 100 núcleos. Com a estratégia, a empresa caminha em direção ao mercado de servidores, dominado pela Intel e Advanced Micro Devices (AMD). Os produtos chegam ao mercado a partir de 2010.

Fabricantes de processadores estão aumentando cada vez mais o número de núcleos para elevar o desempenho. A maioria dos chips atuais de arquitetura x86 conta com quatro ou seis núcleos. Processadores gráficos podem ter centenas de núcleos para executar aplicações de alto desempenho.

O processador de 100 núcleos da Tilera, o Gx100, consume 55 watts com desempenho máximo, segundo Agarwal. Já o processador de 16 núcleos consumirá apenas 5 watts. Os processadores x86 da empresa levam vantagem no quesito desempenho por watt, mas há muita insegurança, uma vez que os processadores ainda não foram estabelecidos, segundo o analista principal da Forward Concepts, Will Strauss.

“Não acredito que uma pessoa pense em comprar um computador com um processador Tilera”, disse Strauss. "A Intel domina o mercado, e mesmo que a Tilera oferecesse algo comparável à Intel, ainda levaria anos para alcançá-la."

Como um começo, a Tilera privilegia aplicações específicas que possuem melhor desempenho em número elevado de núcleos. Já foram incorporadas à arquitetura softwares de servidores em código aberto, como o servidor Apache Web, banco de dados MySQL e o programa de cache Memchaced.

Segundo Strauss, a estratégia é investir em mercados lucrativos nos quais a capacidade de processamento paralelo rende rapidamente. A empresa poderia ampliar além do espaço da web e chegar a mercados em que processadores de baixo consumo são necessários.

Além dos núcleos múltiplos, os novos processadores Tilera incluem várias atualizações. Os chips são mais rápidos, chegando a até 1,5GHz com suporte a processamento de 64 bits, além da arquitetura de 40-nanometros. O preço varia de 400 a 1000 dólares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail