Home > Notícias

Freescale anuncia chip de baixo custo para netbooks de US$ 199

A fabricante de semicondutores vai lançar um chip que permitirá produzir netbooks mais baratos e desafiar o Atom, da Intel.

IDG News Service/EUA

05/01/2009 às 9h30

Foto:

A fabricante de semicondutores Freescale deve anunciar um novo processador para netbooks que pode desafiar a Intel em relação ao preço no mercado de computação de baixo custo.

O processador i.MX515 irá rodar em netbooks desenvolvidos para desempenhar funções de computação básica, como acessar a internet e executar aplicativos de produtividade.

A Intel domina o mercado de netbooks com seus processadores Atom, que são encontrados nas máquinas com preços em torno de 299 dólares. A Freescale espera reduzir os preços ainda mais, colocando seus processadores em netbooks com preços a partir de 199 dólares.

Os netbooks têm ganho popularidade desde que a Intel começou a vender o Atom, no ano passado, e a Freescale quer abocanhar uma parcela desse mercado em crescimento.

A empresa demonstrará um netbook com o i.MX515 feito pelo fabricante Pegatron, um subproduto da Asus, durante o Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, entre 8 e 11 de janeiro.

Além de preços mais baixos, a Freescale promete uma melhoria na vida útil da bateria em relação aos chips Atom, da Intel, disse Glen Burchers, diretor de marketing da Freescale. Segundo ele, as baterias serão capazes de funcionar por cerca de oito horas.

Os chips começarão a ser vendidos no meio do ano, afirma Burchers. Os netbooks poderão incluir telas entre 8. polegadas e 10 polegadas. Os nomes dos fabricantes, porém, ainda não foram revelados. Os computadores vão rodar sistema operacional Linux e não terão suporte ao Windows.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail